Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Ações da Secretaria de Saúde de Ponto Novo em conjunto com PSF’s e NASF


A Secretaria Municipal de Saúde, através das Unidades de Saúde da Família – USFs e o Núcleo de Apoio a Saúde – NASF, vem desenvolvendo ações para atendimento, orientação, acompanhamento e incentivo à participação de crianças, jovens, gestantes e idosos.
A Unidade de Saúde de Família do Bairro Quintino Maciel, iniciou nesta semana a criação de grupos de idosos e gestantes com o intuito de facilitar e melhor atender a estas demandas.
A Unidade de Saúde da Família – USF, do Bairro do Contorno, em parceria com o NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, realizou encontro com jovens do bairro tendo em vista facilitar o aceso destes à saúde e também incentivá-los a participar das ações de saúde no município.


O tema abordado foi "adolescência: o que essa fase representa". Tendo como objetivos: refletir acerca dos conflitos que os adolescentes em sua maioria enfrentam; Saber o que cada um pensa a respeito desse ciclo que vivenciam.
Para a Organização Mundial da Saúde a adolescência é um período de transformações biológicas, psicológicas e sociais das quais passam as pessoas entre 10 e os 20 anos.
“Uma fase delicada, complexa e importantíssima, em que as decisões mais importantes da vida são tomadas. É na adolescência que escolhemos a profissão, a fé, o (a) cônjuge, o estilo de vida, os amigos, os esportes, os lazeres e as preferências políticas”, ressalta Bruno Gama, Fisioterapeuta do NASF.
Segundo a Psicóloga do NASF, Salisa Azevedo, “A adolescência é a fase da vida em que os adolescentes mais precisam de apoio, amor, paciência, orientação e compreensão. E o nosso papel como profissionais da saúde é apoiar esses adolescentes nessa fase da vida”, falou a psicóloga.
Também foi realizada sala de espera para tratar sobre o Dia Mundial de Combate à Tuberculose na Unidade de Saúde da Família de Nova Represa.
"A unidade deve ser compreendida como um espaço de troca de informações, onde todos podem contribuir para a garantia de um viver melhor. Assim, não devemos buscar a unidade apenas para a cura por um estado patológico, e sim visando à prevenção para evitarmos as doenças", afirmou a Secretária Municipal de Saúde, Marcela Silva.

Segundo os enfermeiros das Unidades Quintino Maciel e Contorno: Os interessados em participar e partilhar destes momentos deve dirigir-se às unidades para obter maiores informações.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Ponto Novo - Ba

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia