Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Pesquisa aponta queda no número de fumantes no Brasil

Foto: Reprodução/Internet

Da Redação, com Agências

O Brasil aparece como destaque positivo em uma pesquisa global sobre o tabagismo. O estudo aponta que o país ocupa o oitavo lugar no ranking de número absoluto de fumantes (7,1 milhões de mulheres e 11,1 milhões de homens), mas é, ao mesmo tempo, um dos campeões na quedas do número de viciados em nicotina.
Em 25 anos, o Brasil viu a porcentagem de fumantes diários despencar de 29% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre mulheres. A pesquisa,  financiada pela Fundação Bill and Melinda Gates e pela Bloomberg Philanthropies e publicada pela revista The Lancet, concluiu que a redução no número de fumantes no Brasil, e também em outros países, se deve à combinação de impostos mais altos para os cigarros com o uso de avisos  nos pacotes sobre os danos do fumo à saúde.
O estudo alerta que o cigarro é responsável por uma em cada dez mortes no mundo e metade das mortes causadas pelo fumo ocorre em apenas quatro países: China, Índia, Estados Unidos e Rússia. Os peesquisadores estimam que, em 2015, aproximadamente 1 bilhão de pessoas no mundo fumavam diariamente: um em quatro homens e uma em cada 20 mulheres. Em 1990, eram um em cada três homens e uma em cada 12 mulheres.

“Apesar de mais de meio século de evidências dos efeitos prejudiciais do tabaco na saúde, atualmente, um em cada quatro homens no mundo fuma diariamente”, constata a pesquisadora Emmanuela Gakidou, uma as responsáveis pelo estudo, que completa: “Fumar cigarro continua sendo o segundo maior fator de risco de mortes prematuras e deficiências e, para reduzir seu impacto, devemos intensificar seu controle”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia