Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Saúde: cidade comemora 84 anos de emancipação política

Foto: Reprodução/Espaço Aberto

Fonte: Espaço Aberto

A história da cidade remonta a primitivos assentamentos bandeirantes erguidos em uma área habitada originalmente por índios da tribo dos Paiaiás. Esses assentamentos converteram-se mais tarde em um povoado sob administração de Jacobina, denominado Arraial de Nossa Senhora da Saúde. O nome "Saúde" deveu-se ao fato de que a região onde se ergueram os primeiros assentamentos era considerada benéfica para a saúde dos que ali pernoitavam. Em 1914, Saúde foi alçada à categoria de vila. Essa situação perdurou até 1931, quando perdeu a autonomia, assim permanecendo até 1933, quando obteve definitivamente a emancipação como município.
A economia é baseada na agropecuária (importantes rebanhos de eqüinos e asininos) e no extrativismo vegetal (principalmente ouricuri) e mineral (alguns garimpos de ouro e pedras preciosas). Na fronteira com o município de Pindobaçu, há uma grande barragem construída recentemente sobre o Rio Itapicuru, proporcionando água para irrigação das propriedades rurais vizinhas.
A cidade possui uma agência do Banco Bradesco e uma do Banco do Brasil, pequenos estabelecimentos de comércio local, duas emissoras de radio sendo uma comunitária, e uma Radio Comercial de maior abrangência "Rádio Paiáiá F M 101,9.Fundada em 5 de Maio de 1998 pelo ex-deputado Federal e ex- prefeito do município Severiano Alves.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia