Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Frio bate recorde e madrugada de sexta-feira é a mais fria do ano em Ponto Novo

Foto: Web Interativa (Ilustrativa)


Informações: Climatempo

Quando se pensa no na Bahia, vem logo a ideia de muito calor e seca. Isto é verdade em grande parte do ano, mas a combinação de noites sem nuvens e a eventual passagem de ventos frios de origem polar pelo Nordeste podem causar uma acentuada queda da temperatura em muitas áreas da Região.

Recorde de frio em Ponto Novo

A madrugada de 14 de julho foi a mais fria do ano em Ponto Novo. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 15,°C de temperatura mínima na cidade. O recorde anterior era 17°C.

Frio de subsidência

 A combinação de noites sem nuvens e a entrada de ventos frios de origem polar sobre o Nordeste podem causar uma acentuada queda da temperatura em muitas áreas da Região. A Bahia e outros estados do Nordeste podem registrar temperaturas até menores do 10°C.
As baixas temperaturas no Nordeste ocorrem especialmente por causa da grande perda radiativa (perda de calor) das noites sem nuvens. Quando grandes sistemas de alta pressão atmosférica influenciam o Brasil, como atualmente, a subsidência é grande e a perda radiativa é intensa.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia