Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Vídeo de nuvem em forma de 'flecha vermelha' viraliza e chama atenção em cidade do interior da Bahia

(Foto: Reprodução/Facebook)

Fonte: G1 BA

O biomédico João Paulo Magalhães, de 29 anos, registrou em vídeo uma nuvem "estranha", em forma de flecha, na cor vermelha, que apareceu no céu da cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. Conforme o biomédico, ele fez o registro por volta das 17h da última quinta-feira (17), no bairro Santa Rita, postou nas redes sociais e o vídeo viralizou. Até o final da tarde desta sexta-feira (18), o Facebook registrava 15 mil visualizações do vídeo.
 "Eu moro aqui desde que nasci e nunca tinha visto algo parecido. Foi um espanto para todos aqui. Ninguém tinha visto nada assim e virou o grande comentário da cidade. Aguçou a curiosidade, o povo de cidade pequena arruma milhares de versões fantasiosas para esses fenômenos naturais e óticos como é o caso desse", disse João.
O meteorologista Heráclio Alves, entretanto, explica que o fenômeno não é de "outro mundo". Segundo ele, a nuvem se formou por conta de um redemoinho de poeira que é comum neste período do ano na cidade, entre o final do inverno e início da primavera.
 "É um período seco, de temperaturas mais elevadas. A área [cidade] é muito plana, como a temperatura aumenta bastante, os ventos aumentam e arrastam a poeira. O vento intenso foi girando e formou um cone. Na área rural, esse tipo de fenômero é mais comum, mas na área urbana não é um fato que as pessoas costumam ver", explicou.
(Foto: Victor Fabem/Arquivo Pessoal)

Sobre a situação climática, João Paulo, detalhou que apesar da imagem parecer estática quando ele fez o registro, no local próximo à nuvem, ventou bastante. "Tinha muito vento, inclusive levantando muita poeira. Deu até um certo vendaval antes desta nuvem aparecer e soltou poeira para todos os lados", revela.
A cor da nuvem "estranha" também intrigou quem viu o fenômero, mas o meteorologista diz que ela pode ser explicada pela luz do pôr do sol refletindo na nuvem.

Nesta sexta-feira, a temperatura mínima na cidade é de 16°C e a máxima de 26°C, conforme o Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet). Neste período, a temperatura é alta ao longo do dia e cai durante à noite e inicío da manhã.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia