Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Barragem de Pedras Altas atinge nível crítico e Embasa reforça racionamento

Foto: Reprodução/FR Notícias

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embasa

Com a permanência da estiagem na região da Barragem de Pedras Altas, no Município de Capim Grosso, o volume do manancial chegou a um nível crítico: pouco mais de 7% da capacidade total de acumulação está disponível. Diante da iminência de esgotamento do manancial, a Embasa passa a captar, a partir de setembro, a maior parte da água ofertada na Barragem de São José do Jacuípe. Do volume total ofertado aos municípios, 30% sai da Barragem de Pedras Altas e 70% da barragem de São José do Jacuípe. Antes, essa proporção era de metade para cada barragem.
Desde o primeiro semestre deste ano, a Embasa começou o fornecimento de água em regime de racionamento na região e vinha fomentando a sensibilização da comunidade em relação ao uso racional da água. Porém, as ações não foram suficientes para contornar a situação. “Vamos ampliar a captação no manancial de São José do Jacuípe, pois essa é a alternativa mais viável para que não tenhamos uma forte restrição de oferta nos próximos meses”, destaca o gerente regional da Embasa, Euvaldo dos Santos Neto. “Conclamamos a população a intensificar os hábitos de consumo racional da água”, acrescenta.
Qualidade da água – A barragem de São José do Jacuípe tem mais de 36 milhões de m³ de água disponíveis, suficiente para fazer o reforço do abastecimento até que haja chuvas para reposição em Pedras Altas. Com o aumento da captação na barragem de São José do Jacuípe, a população pode notar mudanças nas características da água. A água tem teor de cloretos maior do que o habitual e, por isso, apresenta um sabor característico de sais. Esta condição não afeta a saúde e não compromete a qualidade da água nos aspectos bacteriológicos.

Municípios afetados – Candeal, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Gavião, Ichu, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São Domingos, São José do Jacuípe e Valente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia