Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Chuvas fortes causam transtornos em cidades do interior da Bahia

Em Caetité, chuva invadiu ruas (Reprodução)

Fonte: Correio 24h
O interior da Bahia registra chuvas fortes desde a segunda-feira (13). Em Bom Jesus da Lapa, onde foi registrado o pior tempo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram 62,4 milímetros de chuva. O instituto considera chuva forte a partir de 50mm.
Devido às precipitações, a prefeitura local iniciou nesta terça uma visita às áreas de risco para realizar ações de prevenção. As chuvas não causaram prejuízos na cidade. “Estamos fazendo as visitas esta manhã para adiantar logo obras de infraestrutura que possam minimizar impactos de um eventual temporal”, explica o coordenador de Defesa Civil de Bom Jesus da Lapa, Alan Miranda.

Na cidade, a previsão do Inmet é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante o dia e noite. A mínima é de 23 e a máxima de 37ºC.

(Foto: Bom Jesus da Lapa Notícias)

Em Caetité, no sudoeste baiano, um muro do Ginásio de Esportes desabou por conta das chuvas. O Inmet registrou 60,8 milímetros de chuva no município de 53 mil habitantes. A prefeitura da cidade informa um número mais alto: 85 milímetros de precipitação.
A força das águas invadiu várias lojas do comércio local e imóveis residenciais. Segundo a Prefeitura, contudo, não houve registro de feridos ou desabrigados. Para esta quarta, o Inmet prevê estabilidade no clima durante o dia e mais chuva durante a noite, com as temperaturas variando entre 23 e 37º C.
Outras cidades que registraram muita chuva nesta segunda-feira foram Morro do Chapéu e Lençóis, ambas na Chapada Diamantina. A chuva não causou prejuízos. 
Outras cidades da Bahia têm registrado chuvas desde o final de semana, como Jequié e Tanhaçu, deixando ruas alagadas. O Inmet informou que as chuvas para essas cidades é normal para este período do ano. “As chuvas desse mês de novembro assustam mais porque vêm sempre acompanhadas de trovoadas, raios, relâmpagos. Até o momento, não foi registrado nenhum índice acima do esperado para esse período”, explica a meteorologista do Inmet Cláudia Valéria Silva.
O Inmet alerta para acumulados de chuva com perigo potencial nesta terça-feira em todo o estado da Bahia, com acumulados diários de até 100 mm, e partes do Maranhão, Piauí, Pará e Amazonas, com chuva de até 50 mm/dia.
Apenas para a Bahia há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco, segundo instituto nacional.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia