Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Incêndio destrói grande área de plantação de banana no Sítio Barreiras em Ponto Novo

Fonte: Carlos Brito
Um incêndio destruiu grande área de uma plantação de banana no Sítio Barreiras, no município de Ponto Novo, no norte da Bahia. De acordo com o 9º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), as chamas foram controladas por uma equipe do Subgrupamento de Senhor do Bonfim.
Atualmente a área onde ocorreu o incêndio está ocupada por integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e pelo Movimento dos Sem-terra (MST). Devido à falta de irrigação, existia no local muita folha seca e material de fácil combustão, o que contribuiu para a propagação do incêndio e dificultou ação da equipe. Foram mais de 20 horas de intenso combate às chamas e rescaldo de toda área.

Nos acessos aos locais mais internos da plantação existiam buracos que impediam passagem das viaturas. Durante o combate foi verificado que, devido à velocidade e altura do fogo, o trabalho estava sendo ineficaz e trazendo riscos para a guarnição e as viaturas. Dessa forma, foram feitos aceiros molhados nas áreas de encontro com a mata virgem e combate nas áreas de caatinga. Durante a manhã de ontem, foi realizado o monitoramento dos focos, verificando que o incêndio se encontra na situação de controlado. (foto/divulgação)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia