Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Ponto Novo: Secretaria de Educação realizou o encerramento da Primeira Etapa do Curso de Libras do C.E.I.


Na manhã desta quarta-feira, dia 06, a Prefeitura Municipal de Ponto Novo, através da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura e o Centro de Educação Inclusiva – C.E.I, realizaram o encerramento e entrega de certificados do Curso de Libras I promovido pelo C.E.I, no Centro Educacional de Ponto Novo.
O evento contou com a participação dos surdos do C.E.I de Ponto Novo e Filadélfia, estudantes, pais, professores, diretores, coordenadores, interpretes de Libras e foi dirigido pela professora Teresinha Paiva, que faz parte da Equipe de Trabalho do C.E.I e é especialista em Educação Inclusiva.


Para abertura da cerimônia foi formada a mesa composta pela Secretária Municipal de Educação – Angélica Garcia, a Coordenadora do Centro de Educação Inclusiva – Iolanda Gama, a Assistente Social da Secretaria de Educação e do C.E.I – Cilene Negreiros, a Diretora do Centro Educacional de Ponto Novo – Telma Cristina, a Professora e Interprete de Libras – Elaine Medrado, o professor Edis do Núcleo Escolar de Várzea do Poço e a senhora Valdereis, que representou todos os pais do C.E.I.
O Centro de Educação Inclusiva – C.E.I – tem como missão promover a construção do conhecimento dos usuários do serviço, através da prática multiprofissional garantindo o desenvolvimento pleno de suas potencialidades. E nessa perspectiva foi iniciado o curso de libras I para surdos e comunidade interessada com o objetivo de facilitar a comunicação entre surdos, familiares e comunidade local e disseminação da linguagem de sinais na sociedade.


De acordo com a Assistente Social Cilene Negreiros a Libras cada vez mais deve ser divulgada e ofertada nos espaços públicos para que realmente a efetivação aconteça.
“Estou imensamente feliz em fazer parte desse processo que eu acho que é histórico, Ponto Novo já desponta na frente em relação aos outros municípios porque a gente não tem visto estas práticas acontecerem desta forma que vem acontecendo, em outros lugares, parabéns a todos”, ressaltou Cilene.
A Professora e Intérprete de Libras, Elaine Medrado, ressaltou que o curso de Libras é de fundamental importância para a comunicação e integração social dos surdos e no município, o curso tem proporcionado muitas conquistas, não só para os surdos, mas para a sociedade que, através da Libras consegue interagir e integrar os surdos nos espaços públicos, são 10 alunos surdos e vinte e cinco cursistas que também fazem o Curso de Libras I. “É um trabalho muito bonito, estou encantada de trabalhar com esta turma, deixou de estar no papel e se tornou uma prática real e só foi possível graças as condições de trabalho proporcionadas pela Secretaria de Educação e o Prefeito Tiago”, frisou Elaine.


A Secretária de Educação, Angélica Garcia, parabenizou a equipe do C.E.I pelo excelente trabalho desenvolvido junto ao Centro de Educação Inclusiva, principalmente no que concerne aos surdos com o Curso de Libras. “Esses alunos que hoje recebem o certificado serão os multiplicadores...nós temos uma necessidade muito grande de termos nas salas de aulas, nas escolas, intérpretes, então é esse o nosso papel... nós estamos à frente da educação procurando a cada dia melhorar, inclusive incluindo nestes processos a educação inclusiva” ressaltou, Angélica.

Durante o evento, os surdos, ressaltaram através das interprete Elaine as suas vivências e dificuldades antes do ensino da linguagem de sinais e destacaram a importância fundamental do Curso de Libras para as suas rotinas e atividades diárias.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Ponto Novo - BA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia