Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Ponto Novo: Coordenadora da Vigilância Epidemiológica esclarece dúvidas sobre a febre amarela em entrevista

Scyther5/iStock
Redação: Web Interativa 
contatowebinterativa@gmail.com

Em entrevista concedida ao Itapicuru notícias desta segunda-feira (22/01), Cátia Borges, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ponto Novo esclareceu as principais dúvidas em relação a Febre Amarela no município de Ponto Novo.
Infelizmente só se fala nisso: febre amarela é o assunto do momento. Sobra apreensão, mas, às vezes, falta informação. No meio de tantas dúvidas, a entrevista levantou as principais questões sobre a doença e a vacinação. Antes, o Brasil aplicava uma segunda dose, o que não é mais necessário.
Sobre os sintomas, Cátia afirmou que "normalmente a febre amarela tem duas fases: primeiro, a produção de vírus no organismo a partir da picada do mosquito. Nela, a pessoa tem dor de cabeça, mal-estar e dor no corpo. O vírus desaparece do sangue e se instala nos órgãos”.
A coordenadora da VIEP ainda falou sobre as contraindicações da vacina que são: grávidas que morem em locais sem recomendação para vacina, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e imunodeprimidos, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas.
Sobre a vacinação em idosos a mesma informou que “Acima de 60 anos existe uma restrição de uso. Há que se ter laudo médico conclusivo do médico, Isso porque, nos idosos acima de 60 anos, cai muito a taxa de resposta à vacina, além dos efeitos colaterais serem maiores”. 
Cátia finalizou informando população de Ponto Novo que o município se encontra fora da área de risco de infecção por Febre Amarela, afirmando ainda que a vacina está sendo disponibilizada nas Unidades de Saúde para aquelas pessoas que nunca foram vacinadas, como também para gestantes desde que exista a indicação médica e pessoas que irão viajar para áreas de risco ou pessoas que farão viagens internacionais também com relatório médico.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia