Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Chuvas continuam abundantes sobre Ponto Novo e região

Foto: Donato Costa/Web Interativa

Por: Donato Costa/Web Interativa
contatowebinterativa@gmail.com

A chuva alimenta a esperança do homem do campo, superando as expectativas de perdas mais acentuadas que as verificadas na safra anterior.
A precipitação nas cabeceiras dos rios deve fazer com que a água chegue também à barragem de Ponto Novo, levando esperanças aos agricultores do Projeto de Irrigação de Ponto Novo. O nível da barragem chegou ao estado crítico, tanto que no final de fevereiro de 2017 o fornecimento de água foi interrompido para irrigação.

As safras de umbu e caju deste ano, devem ser superiores a anos anteriores, em que se perderam em mais de 80% de suas produções.

Foto: Donato Costa/Web Interativa

A mandioca, cultura presente nos 417 municípios baianos e basicamente desenvolvida por agricultores familiares, também sofreu muito com a seca, com reflexos na renda do produtor e nas prateleiras dos supermercados da cidade, com a elevação do preço da farinha.

O preço das hortaliças também aumentou nas feiras e mercados, por causa da redução da produção, em função da escassez de água, em Ponto Novo, a seca provocou a queda na produção de frutas, em especial banana, manga e maracujá.

As chuvas nesta semana continuam, ao mesmo tempo, trazendo alegria para alguns e transtornos a moradores de bairros da cidade.

Foto: Donato Costa/Web Interativa 

Exemplo disso é o que acontece nos bairros Oscar Macedo 2 e Portal das Águas, onde estas comunidades voltaram a registrar alagamentos nas ruas nesta quarta-feira (14/3).

Ontem (13/3) foram registrados 39mm na estação pluviométrica da Web Interativa, as chuvas desta madrugada foram registradas 33mm.
Segundo o Instituto de Meteorologia Climatempo já choveu 32% acima da média para o mês de março na cidade de Ponto Novo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia