Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Como substituir o tradicional bacalhau da Semana Santa

Foto: Divulgação
Agência O Globo


Semana Santa tem que ter bacalhau, como manda a tradição. Ou não. Apesar dos inúmeros benefícios para a saúde (como vitaminas A e ômega 3), nem todo mundo tem o privilégio de colocar o peixe salgado — literalmente — na mesa. Substituí-lo, então, pode ser a solução para não contrariar os costumes da época.
— No lugar do bacalhau você pode usar um filé de peixe grosso sem espinha. Algumas opções são o linguado, a tilápia e uma merluza. É só temperar o peixe com sal e colocá-lo no forno para secar a água. Isso vai deixá-lo mais parecido com o bacalhau — indica Cris Goulart, chef de cozinha do bufê Altas Ideias.

Outra forma de comer peixe sem gastar muito é colocá-lo como um dos ingredientes de uma comida que leve outros produtos.

— Algumas preparações tendem a fazer render aquele pouco de peixe que você pode comprar. Em vez de fazer assado, é melhor aproveitar o alimento em uma torta ou num ensopado — sugere Adriana Leal, nutricionista e coordenadora do curso de gastronomia da Unisuam.

Atenção também às guarnições

Adriana Leal lembra ainda que evitar a fritura é essencial. A dica é passar longe dos bolinhos de bacalhau.

— Quando você frita o peixe, ele perde todas suas qualidades. É mais adequado consumi-lo assado ou ensopado. Outra vantagem de substituir o bacalhau é pelo fato de ele ser um peixe muito salgado. Apesar dos processos de dessalga, é comum ainda sentir o gosto forte do condimento.

— Ele tem um teor de sal muito elevado. Pessoas que têm hipertensão, por exemplo, precisam tomar mais cuidado — alerta Adriana.

Um almoço saudável não se faz apenas com o prato principal: é preciso ter atenção aos acompanhamentos. Se o peixe for servido com batatas, é melhor repensar o consumo do arroz.

— Um erro comum dos pacientes é exagerar na batata e consumir o arroz. Isso significa dobrar o consumo carboidrato e a quantidade de calorias da refeição — afirma Marcela Voris, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

Para quem não abre mão do arroz, a batata pode ser substituída por legumes crus. A salada com variados tons de verde entra também como opção para balancear o prato comemorativo.

— As folhas e os legumes aumentam a quantidade de fibras da refeição, o que vai ajudar na digestão — explica Adriana.

 Como escolher peixe fresco

 Os olhos têm que ter aspecto brilhante, pupilas pretas e córneas transparentes
 As escamas devem ser brilhantes e estar presas ao corpo
 A coloração das guelras deve ser rosada ou vermelha brilhante
 Ao apertar o peixe, a carne deve voltar ao lugar logo: se ficar fundo é sinal que o processo de decomposição já está avançado.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia