Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Sete dicas para quem quer começar a dançar



Jacqueline Costa, da Agência O Globo

A dança pode ser uma opção para quem quer modelar o corpo ou simplesmente aliviar tensões. O exercício é liberado para todas as idades, de crianças a idosos. O importante é ter paciência e perseverança. Sequências de isometria e repetição em diversos estilos ajudam na definição da musculatura das pernas e do abdômen. É só começar.

1. Descubra seu gosto

São muitos os tipos de dança que você pode aprender, então é preciso ter uma clara noção do que gosta. Quem não curte ouvir música clássica, certamente não vai gostar de balé. Antes de se matricular em aulas de um determinado ritmo, é bom ouvir muitas músicas do gênero e ver espetáculos para saber exatamente o que é prazeroso para o ouvido.

2. Sem vergonha de ser feliz

Uma boa técnica para espantar qualquer rastro de timidez é dançar sozinho sua música predileta em casa, de frente para o espelho. Dessa forma, percebe-se bem como é o funcionamento do corpo. É uma atividade divertida e libertadora.

3. Além dos músculos

Dançar não faz bem só para o corpo. A mente é uma das áreas mais trabalhadas por esse tipo de exercício, independentemente do ritmo escolhido. Esferas da memória e da cognição, por exemplo, são algumas das partes do cérebro que são estimuladas a partir do momento em que o corpo se movimenta de forma ritmada.

4. Todo cuidado é pouco

Não é porque não há aparelhos ou pesos envolvidos que a dança é um exercício imune a lesões. Ensaiar com um bom professor e respeitar os limites do próprio corpo são conselhos primordiais.

5. Rotina de treinos

Aulas de pilates e alongamento trabalham a flexibilidade, algo bastante importante para a dança. Adicionar esses exercícios à rotina ajuda os aspirantes a dançarinos de qualquer estilo.

6. Família reunida

Crianças e adultos podem dançar juntos sem problemas. A diferença de idade não atrapalha, por sinal até ajuda a estreitar laços entre pais e filhos através da cumplicidade no olhar e do contato.

7. Malhação divertida

Os interessados em modelar o corpo e que não gostam de academia podem investir em métodos de dança que também usam exercícios funcionais. Dança aeróbica e balé fitness são exemplos desse tipo de atividade, que tem elevados gasto calórico e de definição muscular.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia