Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Ponto Novo: Grupo 'Mais Água' se reuniu em seu 1º encontro


O Grupo "Mais Água" foi criado com o objetivo de discutir dentre outros temas, a construção de reservatórios nos territórios do Piemonte Norte do Itapicuru e Território do Sisal, destacando-se o aproveitamento dos cursos D'agua da Bacia Hidrográfica do Itapicuru e da água subterrânea visando a garantia hídrica para todos os usos.



Foi escolhido o município de Ponto Novo para o primeiro encontro por sediar a Maior Barragem da Região e principalmente pela crise que está passando com a suspensão das atividades do Projeto de Irrigação. Um dos idealizadores do Grupo, Washington Sarafim, fez abertura, o vice-prefeito de Senhor do Bonfim, José Antônio, deu as boas-vindas e os Palestrantes Artur Paiva fez apresentação das técnicas avançadas que sempre foram utilizadas em irrigação no perímetro de Ponto Novo, esclareceu com fundamentos o porquê do domínio da cultura da banana e finalizou fazendo uma análise da situação hídrica da região e das potencialidades para construção de mais 6 Barragens.


O Professor Gustavo, Presidente do Comitê da Bacia do Itapicuru, falou da atuação da instituição, das preocupações, das responsabilidades dos usuários e da Criação da Área de Preservação Ambiental na Serra de Jacobina, que se estende de Jaguarari até Miguel Calmon, sendo a grande caixa D'agua que alimenta o Itapicuru e seus afluentes. O Geólogo e professor do IFBA, Baldoino Dias, ex-servidor do Inema, finalizou o encontro falando das águas subterrâneas da nossa região, da necessidade de atualizar o Plano Estadual de Recursos Hídricos e da criação de um Instituto Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos.


Dentre as diversas propostas e encaminhamentos, foi elaborado um documento para ser entregue ao governador na próxima quinta-feira, solicitando a imediata reativação do Projeto de Irrigação de Ponto Novo.





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia