Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Precisa congelar alimentos? Veja 5 que não perdem o sabor na geladeira

Foto: Reprodução
Redação: iBahia


O dilema de precisa congelar comida e ficar com receio do alimento não ter mais sabor ou ainda não ficar estragado é o medo de muita gente que cozinha e precisa do "help" dos congelados.  Veja  a seguir dicas para armazenar 5 alimentos de maneira correta e sem ter dor de cabeça na hora abrir o freezer.

 1) Arroz: para congelar seu arroz, é necessário cozinhá-lo sem adicionar molhos, o que pode alterar as características do alimento. Após o cozimento, deixe-o esfriar e aí congele. O arroz pode ficar até três meses.

2) Batata: tentar congelar a batata é uma furada, pois, quando congelado por inteiro, ela amolece após o congelamento. Por isso, a dica é fazer um purê para armazenar no frio.  Cozinhe as batatas, amasse-as, adicione um pouco de manteiga e leite, deixe esfriar e embale porções pequenas em recipientes ou sacos plásticos. O seu purê tem o prazo de validade no congelados até dois meses.

3) Beterraba: cozinhe as beterrabas (de preferência, pequenas porque ficam mais macias). Antes de levar ao freezer, basta cozinhá-las por inteiro e, depois, mergulhar as beterrabas em uma vasilha com água e gelo. No congelador, os pedaços da verdura podem ficar por até 8 meses. 

4) Berinjela: congele a berinjela enquanto ainda está fresca e em fatias de aproximadamente 0,5 cm. Mas antes disso, mergulhe-a em água fervente por cerca de 2 minutos e em um recipiente com água, gelo e meio limão espremido por mais 2 minutos para que ela retenha o ferro e cálcio de sua composição. Na hora de armazenar, deixe uma sobra de no mínimo 1,5 cm no recipiente, pois a berinjela expande ao ser congelada. Ela pode ficar no freezer por até dois meses. 

5) Grão-de-bico: para garantir um congelamento saudável, o grão-de-bico deve ser deixado submerso na água por pelo menos 12 horas para eliminar possíveis agentes nocivos. Em seguida, cozinhe na panela de pressão por 15 minutos, mergulhar os grãos em um recipiente com água e gelo depois de tirá-lo do fogo e congelar em sacos plásticos. A validade é de até 4 meses.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia