Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

O expediente não sai de você? Veja dez dicas para não levar trabalho para casa



Gustavo Autran, da Agência O Globo

Demandas no trabalho são como os boletos: nunca vão parar de chegar. No mundo hiperconectado de hoje, elas não apenas chegam sem parar, mas também têm mais urgência de serem concluídas. Tudo isso para quê? Para darmos conta das próximas demandas — é claro. Pensando assim, de um jeito bem pragmático, é preciso saber administrar o tempo e manter o foco na produtividade. Tudo com o objetivo de não levar para casa a tarefa que não conseguiu terminar durante o expediente.

Para Diego Maia, empresário e especialista em gestão, o primeiro passo é saber estabelecer quais são as suas prioridades. Isso vai ser útil na hora de saber em que focar exatamente, sem desviar do seu objetivo. Mas ele pondera que nem tudo é tão previsível na vida real. Muitas vezes, novas obrigações vão aparecendo no meio do processo e essa priorização pode ser refeita.

"Aprendi a restringir o meu acesso ao WhatsApp e ao e-mail depois que passei a checar as mensagens apenas de hora em hora. Isso me ajudou a não ficar ansioso demais ou a cair na tentação de olhar toda hora as notificações dos grupos do WhatsApp".

Diego enumera dez dicas para ajudar o trabalho a sair de você quando terminar o seu expediente.

1) Não desperdice tempo

Otimizar o tempo é a melhor maneira para não deixar o trabalho acumular. Para isso é preciso ter disciplina e rigor com os horários estabelecidos na sua agenda, até porque são muitas as distrações que vão rondar você o tempo todo para roubar a sua concentração.

2) Negocie prazos de entrega

Algumas vezes, o andamento de certas tarefas depende de decisões de terceiros. Outras vezes, ele exige uma pesquisa aprofundada e meticulosa. Essas são variáveis que fatalmente vão ter impacto no tempo das entregas de cada trabalho. Ter noção do que é um prazo viável para a realização de uma tarefa poupa frustrações e evita que os resultados sejam comprometidos.

3) Saiba dizer "não"

Seu papel na empresa precisa estar claro para todos. Absorver funções que não são da sua responsabilidade apenas para agradar pode respingar no cumprimento do seu cronograma de atividades. Claro que é preciso bom senso com esse "não". Afinal, a intenção é não soar reativo ou grosseiro.

4) Saiba o que está fazendo

Tire suas dúvidas e, para ficarmos num jargão bem corporativo, alinhe todas suas tarefas com seu chefe. Assim, você fica sabendo exatamente o que se espera de cada ação — e essa é a forma mais eficiente de evitar retrabalho.

5) Faça pequenas pausas ao longo do dia

Muitas vezes, o nível de estresse ao longo de um dia de trabalho é bastante elevado. Então, fazer pequenas pausas ajuda a tirar a tensão um pouco e melhorar a concentração. Diego usa — e indica — a Técnica Pomodoro, que é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido pelo italiano Francesco Cirillo. Ele consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos que, segundo o método, ajudam a dar mais agilidade mental.

6) Coma bem e na hora certa

Barriga vazia não combina com produtividade. Seu estômago vai o tempo todo lembrar que você precisa abandonar o que está fazendo para comer. Você vai acabar se concentrando na sua fome, quando deveria estar concentrado no seu trabalho.

7) Desconecte-se um pouco

Há trabalhos que exigem permanência on-line. Mas é preciso ponderar para que você não perca o controle sobre os seus dispositivos, principalmente os smartphones. No horário de trabalho, o uso desse dispositivo deve ser controlado, assim como o tempo nas redes sociais. Grupos de WhatsApp, por exemplo, podem dispersar e engolir a nossa produtividade. Antes de checar seu e-mail corporativo de casa, pondere se isso é realmente necessário — ou se é uma exigência da empresa.

8) Ocupe a mente fora do escritório

Praticar uma atividade esportiva, se inscrever num curso, ir para a academia... Que tal canalizar as suas energias em atividades prazerosas fora horário do expediente? Isso evita que você fique pensando no trabalho o tempo todo, o que só vai contribuir para desenvolver uma relação neurótica com ele.

9) Estabeleça prioridades

Para não desperdiçar tempo, é importante planejar e separar as tarefas levando em conta a importância de cada uma. As pequenas demandas no dia a dia não podem atrapalhar o cumprimento das grandes. Saber traçar prioridades é organizar a rotina com foco na produtividade.

10) Seja objetivo nas reuniões

Ir direto ao ponto evita dispersão e, consequentemente, que a agenda pessoal sofra atrasos no fim do dia. Se o time estiver desfocado, a reunião que deveria levar quinze minutos vai facilmente durar o dobro do tempo. Comparecer pontualmente aos compromissos também ajuda.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia