Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Ibope: Bolsonaro tem 22% das intenções de voto, Marina 12%, Ciro 12% e Alckmin 9%


Agência O Globo


Na segunda pesquisa Ibope divulgada após o início da campanha eleitoral, o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, manteve-se na liderança, com 22% das intenções de voto. Ele oscilou dois pontos para cima, dentro da margem de erro, em relação ao levantamento anterior. Em seguida, Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) estão numericamente empatados, com 12%. Geraldo Alckmin (PSDB) vem na sequência, com 9%, em empate técnico com Ciro e Marina. Fernando Haddad (PT) aparece com 6%, em empate técnico com Alckmin.

Ciro foi o único a crescer: ele subiu três pontos percentuais na comparação com a pesquisa divulgada em 20 de agosto. Os outros candidatos oscilaram dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Veja os números da pesquisa:

Jair Bolsonaro (PSL) - 22%

Marina Silva (Rede) - 12%

Ciro Gomes (PDT) - 12%

Geraldo Alckmin (PSDB) - 9%

Fernando Haddad (PT) - 6%

Alvaro Dias (Podemos) - 3%

João Amoêdo (Novo) - 3%

Henrique Meirelles (MDB) - 2%

Guilherme Boulos (PSOL) - 1%

João Goulart Filho (PPL) - 1%

Vera (PSTU) - 1%

Cabo Daciolo (Patriota) - 0%

Eymael (DC) - 0 %

Brancos e nulos - 21%

Não responderam ou não souberam opinar - 7%.

Esta foi a primeira pesquisa realizada após o começo do horário eleitoral e das inserções ao longo da programação na televisão e no rádio. Também foi a primeira divulgada sem cenários com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cuja candidatura foi barrada na sexta-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os ministros entenderam que Lula se enquadra na Lei da Ficha Limpa e, portanto, está inelegível por ter sido condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá.

A pesquisa, contratada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05003/2018. O levantamento, realizado entre 1 e 3 de setembro, ouviu 2.002 eleitores. O nível de confiança é de 95%

O Ibope divulgou a seguinte nota:

"Como o instituto pesquisou apenas o cenário em que o nome de Fernando Haddad, candidato a vice-presidente pelo PT, aparecia juntamente com os candidatos que pediram registro, o Ibope indagou ao TSE se este procedimento estava correto.

Em sua decisão de hoje, o ministro Luiz Felipe Salomão explicou que, segundo a lei, o TSE está impedido de responder a consultas como essa durante o período eleitoral.

Diante disso, e convicto de que agiu de boa fé e dentro da lei, e, ainda, no intuito de não privar o eleitor de informações relevantes sobre a situação atual das intenções de voto na eleição presidencial, o Ibope decidiu liberar os resultados da pesquisa para divulgação, decisão que contou com o apoio dos contratantes TV Globo e o 'Estado de S.Paulo'."

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia