Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Saiba quais alimentos comer para garantir a saúde do seu coração


No sábado foi comemorado o Dia Mundial do Coração e a data serve de alerta: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo.

"Os fatores de risco para as doenças cardíacas são muito prevalentes. No passado, o homem precisava caçar e plantar seu próprio alimento. Agora, recebemos a comida sem esforço, não precisamos nem andar, já que temos transportes. Isso fez com que a população engordasse e ficasse sedentária", afirma o cardiologista Ronaldo Leão.

O coração é um dos principais órgãos do corpo, com a responsabilidade de bombear sangue para todas as regiões do organismo. Seu mau funcionamento prejudica todo o sistema corporal. A má alimentação e a falta de exercício físico são os principais fatores de risco para uma cardiopatia, além do tabagismo e do consumo excessivo de álcool.

"É importante não ter uma alta ingestão de gordura e de comidas que elevam o colesterol. Deve-se evitar também o consumo de carboidratos de absorção rápida, pelo fato de contribuírem para o aumento de peso", diz Francisco Fonseca, cardiologista e professor.

Estar dentro do peso recomendado para sua idade e altura é fundamental para evitar a sobrecarga do coração. Por isso, a alimentação é um pilar importante na busca por uma vida mais saudável e deve ser associada à prática regular de atividade física. A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda, pelo menos, 30 minutos de atividade física por dia ou 150 minutos por semana.
"Se o paciente cardiopata estiver acima do peso, é preciso ingerir de maneira bem cautelosa até mesmo esses alimentos considerados saudáveis. Caso contrário, eles podem aumentar o peso e sobrecarregar o coração", alerta Lucas Penchel, nutrólogo.

Quais alimentos comer

Anti-inflamatórios
O abacate, a castanha (seja ela de caju ou do pará) são opções, pois são ricas em ômega 3, assim como os peixes de água fria e profunda, como o salmão, atum, a truta. Já o vinho ou a uva possuem o resveratrol, que é antioxidante e anti-inflamatório

Fibras
As fibras ajudam a reduzir o peso e o colesterol. A ingestão de cereais, aveia e linhaça faz muito bem

Frutas vermelhas
Elas têm carotenoides, substâncias que possuem efeito anti-inflamatório: acerola, melancia e tomate são indicados

Vitamina C
Também tem poder antioxidante, que ajuda a eliminar toxinas do corpo. Laranja, acerola e goiaba são ótimas opções

Vasodilatadores
Alimentos como o alho e a beterraba ajudam no funcionamento do coração, pois dilatam os vasos sanguíneos reduzindo a pressão arterial

Evelin Azevedo, da Agência O Globo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia