Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Dedure um caloteiro: China cria app que mostra no mapa onde estão os devedores



A China tem mesmo avançado com seu Sistema de Crédito Social, projeto que avalia os cidadãos quanto ao seu comportamento social e econômico. A promessa é que o sistema seja oficialmente implantado até 2020, pontuando as pessoas de acordo com suas interações ou infrações com instituições públicas e privadas, como quebrar regras de trânsito ou não pagar uma conta (é, bem Black Mirror).

Mas, segundo o China Daily, a província de Hebei, no norte do país, já está aplicando algumas práticas do sistema, como destacar os devedores ao seu redor em um mapa exibido por um aplicativo dentro da plataforma WeChat, a maior rede social da China.

Supostamente, o app não só permite que você saiba se há devedores ao seu redor dentro de um raio de 500 metros, mas também exibe informações pessoais sobre eles, incluindo nomes, números de identificação nacional e o motivo de eles estarem na lista.

A introdução da pontuação de crédito social, no próximo ano, permitirá que pessoas com classificações baixa tenham acesso negado a certos serviços, incluindo viagens aéreas.

Por Soraia Alves/B9

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia