Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Dr. Ebert Gama fala sobre higienização das próteses dentárias



As próteses dentárias servem para devolver função, estética e a fonética, fechando os espaços deixados pelos dentes perdidos. As próteses podem ser totais ou parciais, fixas ou removíveis. A instalação de prótese dentária removível provoca mudanças na cavidade bucal pois aumenta a retenção da placa bacteriana que pode dar início a um processo inflamatório que, associado com presença de pequenos traumas gerados pela adaptação deficiente das próteses, provocam também os surgimentos de lesões como feridas traumáticas, candidíase (infecção por fungos) e hiperplasia fibrosa inflamatória. 



A higiene bucal é de extrema importância na prevenção contra essas e outras lesões.
Os pacientes que usam prótese, mas ainda possuem dentes devem remover a prótese e escovar os dentes restantes. Para aqueles que não possuem mais dentes a escovação da boca também é necessária! O paciente deve remover a prótese e escovar toda a boca. As próteses também precisam ser higienizadas, mas elas devem ser escovadas fora da boca.
Ao dormir, a prótese deve ser removida e deixada de molho em um copo contendo água e bicarbonato de sódio. O bicarbonato vai ajudar a manter a prótese limpa.


COMO HIGIENIZAR A PROTESE:

1 escova para a boca / dentes
1 outra escova para a prótese
Remover a prótese, escovar com sabão neutro e lavar com água corrente.




Antes de dormir escovar a boca, remover a prótese, escovar e deixar dentro de um copo contendo bicarbonato de sódio diluído em água (1 colher de chá de bicarbonato para 300ml de água).





É muito importante dormir sem a prótese, pois os tecidos bucais precisam de um descanso.
Essas orientações ajudam a manter a saúde da boca e a prótese conservada por mais tempo.

Quem escreve: 


Dr. Eberty Gama atende no Centro Médico Empresarial Dr. Marcos Gonçalves, localizado na rua Bela Vista. Agenda já sua avaliação!
telefone: (74) 98135-9361.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia