Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Golpe circula nas redes sociais chamando usuário para consultar benefício do PIS/Pasep



Está circulando no WhatsApp links que supostamente seriam para consultar o direito ou não de receber o abono do PIS/Pasep. Os links foram identificados como golpe pelo dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança. O golpe já foi registrado mais de 200 mil vezes nas últimas 24h.

Ao clicar em um dos links, o usuário acessa uma página na qual há um texto informando que a Caixa Econômica está liberando “PIS salarial pra quem trabalhou entre 2005 à 2018 no valor de R$ 1.223,20”. Logo abaixo, o usuário é incentivado a responder às seguintes perguntas: “Você trabalhou com carteira assinada entre 2005 a 2018?”; “Você está registrado atualmente?”; “Possui cartão cidadão para realizar o saque do benefício?”. Independentemente das respostas, o usuário é direcionado para uma página na qual é incentivado a compartilhar com 30 amigos ou grupos do WhatsApp.



—Esse golpe se aproveita de um tema muito importante para milhões de brasileiros. Por isso, o número de pessoas atingidas tende a aumentar. O cibercriminoso direciona todos os que caem no golpe para uma página criada por ele na qual gera ganhos financeiros ilegalmente por meio de publicidade — comenta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Golpes como esses ocorrem com frequência. No ano passado um golpe prometia o saque do FGTS e atingiu mais de 70 mil pessoas em 24h, outro oferia um plano de saúde gratuito. Já houve inclusive um golpe que prometia a consulta do saldo do FGTS.

Para não cair em ameaçaras como essa o usuário das redes deve tomar cuidado e utilizar soluções de segurança no celular e no computador que podem verificar a veracidade dos links.

Patricia Valle, da Agência O Globo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia