Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Pai que fuma pode prejudicar a fertilidade de filho homem, diz estudo


Uma pesquisa realizada pela Universidade de Lund, na Suécia, mostrou que o pai fumante pode prejudicar a fertilidade de seus filhos homens. O estudo mostrou que jovens que têm pai tabagista apresentaram 51% menos espermatozoides do que aqueles com pais não fumantes. É a primeira vez que se comprova essa relação, independentemente de a mãe ter consumido ou não cigarro durante a gestação.

— Os estudos não conseguem, ainda, apontar com precisão o mecanismo que causa essa alteração da fertilidade em homens cujo pai é fumante. Sabemos, porém, que, quando o homem é fumante, pode haver um comprometimento da vascularização dos órgãos e tecidos periféricos, incluindo os testículos. Esse comprometimento acarreta uma pior oxigenação das células testiculares e, como consequência, pode ocorrer uma piora na produção dos espermatozoides, tanto em quantidade como em qualidade — comenta Paulo Gallo, especialista em reprodução humana do Vida-Centro de Fertilidade.

O estudo foi realizado com 104 jovens com idades entre 17 e 20 anos. Após os pesquisadores ajustarem a exposição da mãe do voluntário à nicotina, fatores socioeconômicos e o tabagismo dos filhos, homens com pais que fumavam tiveram uma concentração de espermatozoides 41% menor e 51% menos espermatozoides do que aqueles com pais não fumantes.

— Fiquei muito surpreso que, independentemente do nível de exposição da mãe à nicotina, a contagem de espermatozoides dos homens cujos pais fumaram era muito menor — afirma Jonatan Axelsson, médico especialista em reprodução humana e pesquisador responsável pelo estudo.

Como o cigarro prejudica
Fragmentação DNA
O cigarro provoca um aumento de radicais livres no sangue que pode ser responsável por um aumento na fragmentação do DNA espermático, ou seja, pela quebra das moléculas do DNA dos espermatozoides.

Outro risco de ter um pai tabagista
Além de prejudicar a fertilidade do filho, o pai que fuma antes e durante a gestação pode fazer com que a mãe da criança se torne uma fumante passiva. Isto pode prejudicar o desenvolvimento da criança.

Interferência no desenvolvimento
Quando a mãe é fumante, há um aumento do risco de crescimento restrito no feto, fazendo com que a criança nasça com baixo peso. Durante a gestação, mãe e bebê compartilham a circulação sanguínea, expondo a criança à nicotina (substância que diminui o diâmetro das artérias, o que prejudica a oxigenação e nutrição do feto.

Nascimento antes do tempo
O tabagismo na mãe pode favorecer o parto prematuro, que compromete o desenvolvimento da criança, já que ela nasce antes do tempo certo.

Problemas respiratórios
O pulmão é um dos últimos órgãos a ficarem totalmente formados. Por conta do mal desenvolvimento e do risco de parto prematuro, o filho de uma mulher fumante corre mais risco de desenvolver problemas respiratórios

Agência O Globo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia