Bancos abrem às 12h nesta quarta-feira (6)

Foto: Pilar Olivares 


Agência O Globo

Os bancos vão abrir a partir das 12h desta quarta-feira. A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, na noite de sexta-feira (1º), os efeitos da lei que determinava ser feriado bancário no Estado do Rio na Quarta-feira de Cinzas. A decisão atende a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin 6083) proposta pela Confederação Nacional das Instituições Financeiras e não é definitiva. O mérito da questão, porém, não será julgado antes do feriadão de carnaval. Por isso, é preciso se programar para pagar as contas.

Em todo o território nacional os bancos funcionam a partir das 12h da quarta-feira pós-carnaval. Em dezembro de 2018,  no entanto, foi aprovada uma lei, de autoria do deputado estadual André Ceciliano (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Rio, que determinava que a Quarta-feira de Cinzas fosse feriado no estado. E isso estava atrapalhando algumas transações financeiras no país.

Com a decisão de suspensão da lei pelo STF, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) recomendou a abertura e o funcionamento de todas as agências bancárias do estado a partir das 12h. Mas a entidade ressaltou que há a possibilidade de algumas agências não conseguirem fornecer todos os serviços na quarta-feira, principalmente os de transação em dinheiro.

Isso porque os  sistemas de abertura dos cofres das agências são automatizados, e algumas agências programaram a abertura apenas para o dia 7 de março, quinta-feira. Também há casos de agências que podem não conseguir mobilizar vigilantes para realizar esse tipo de operação.

A Febraban recomenda que a população utilize os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas que venceram dia 5 de março (feriado) ou que vencem em 6 de março. Além disso, o pagamento de tributos com código de barras pode ser agendado nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Sobre Web Interativa

WEB INTERATIVA - PORTAL DE NOTÍCIAS - Redacao@interativapn.com

0 comentários:

Postar um comentário