Compensar sono no final de semana contribui para ganhar peso, diz estudo

Reprodução


Agência O Globo

Compensar no fim de semana as horas perdidas de sono durante os cinco dias úteis não faz exatamente o corpo se recuperar do cansaço. É o que diz um novo estudo liderado por pesquisadores e especialistas em fisiologia da Universidade de Colorado Boulder, nos Estados Unidos, após um experimento que envolveu 36 pessoas e diferentes níveis de sono durante nove dias.

Enquanto um grupo de 12 pessoas teve o sono restringido a não mais que cinco horas por dia durante todo o experimento, outro, com o mesmo número de participantes, pôde "compensar" as horas no fim de semana e dormir o quanto quisesse. Já um terceiro grupo, de controle, não teve nenhuma restrição para dormir.

O resultado, analisando dados do metabolismo de todos, apontou que os dois grupos que tiveram o sono limitado tiveram praticamente os mesmos níveis de ganho peso e deterioração do metabolismo.

— No fim das contas, não observamos nenhum benefício metabólico nas pessoas que puderam compensar o sono durante o fim de semana — afirmou o chefe do experimento, Chris Depner, pesquisador em Fisiologia na Universidade de Colorado Boulder, ao jornal britânico "BBC".

De acordo com estudos anteriores, a privação de sono contribui para o risco de problemas cardíacos e a diminuição da sensibilidade à insulina, o que causa a diabetes tipo 2. Mas não estava claro, ainda, se com a compensação de sono no fim de semana, esses possíveis problemas teriam menos risco de acontecer. O estudo mostrou que não.

Publicada no periódico científico "Current Biology", a pesquisa indicou que, embora houvesse uma leve melhora nos níveis metabólicos do grupo que pôde dormir à vontade no fim de semana, essa situação se revertia completamente quando eles voltavam ao sono restrito durante a semana.

Depner afirma que o costume de dormir pouco durante a semana e sempre compensar no fim de semana "provavelmente" fará mal.

Outro problema verificado pelo estudo foi que as pessoas que puderam compensar o sono tiveram mais dificuldade de dormir no fim de semana. A média de tempo que esse grupo gastou dormindo foi de 66 minutos a mais que o grupo que não pôde dormir o quanto quisesse no fim de semana. Além disso, esses dois grupos também tiveram um aumento de peso similar, de 1 kg.

Sobre Web Interativa

WEB INTERATIVA - PORTAL DE NOTÍCIAS - Redacao@interativapn.com

0 comentários:

Postar um comentário