Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Ponto Novo: Prefeitura realizou com sucesso a Caravana da Saúde no Distrito de Barracas


Redação: Web Interativa
redacao@interativapn.com

Nos dias 13, 14 e 15 de março, Prefeitura Municipal de Ponto Novo, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a primeira edição da Caravana da Saúde no município, com o objetivo de disponibilizar diversos serviços à comunidade levando saúde e bem estar à população.



Durante a Caravana foram ofertados os serviços de ultrassonografia – (obstétrica, transvaginal, mama, tireoide, abdome total, rins e vias urinárias, musculoesquelético) exames laboratoriais, consultas médicas com psiquiatra, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, fisioterapeuta, atendimento odontológico, atualização do cartão de vacina, dispensação de medicamentos e confecção do cartão do SUS.


Rafael Costa – Coordenador da Atenção Básica do município falou sobre os serviços oferecidos na Caravana da Saúde. "O Distrito de Barracas teve como pontapé do nosso serviço com a soma da Unidade Móvel Odontológica que nós estamos ofertando, nós ouvimos a comunidade na Conferência de Saúde que foi realizada aqui e atendemos as demandas que eles foram colocadas pela população, a gente foi vendo as possibilidades conforme a agenda dos médicos assim trazemos para Barracas uma vasta demanda de profissionais, nós tivemos ultrassonografia, realizamos todos os tipos de ultrassom para população, terapia fazendo atendimento da coluna pois sabemos que um dos maiores problemas da população brasileira é o sofrimento da dor lombar,  foi desenvolvida atividades complementares e com oferta de ventosoterapia, tivemos também acupuntura, auriculoterapia dentre outros serviços, além da oferta da psicóloga, clínico geral, para dar um suporte houve também uma Assistente Social e enfermeiras".


A Secretária de Saúde, Marcela Silva enfatizou a importância da Caravana. "Estamos trazendo esse serviço ao Distrito de Barracas e aos povoados circunvizinhos com objetivo de diminuir as filas de espera, diminuir o tempo que o paciente passa para conseguir um exame, diminuir também a dificuldade que nós temos de locomoção do paciente tem que ser deslocar do Distrito de Barracas até a sede para fazer a marcação de exame tem que retornar para fazer esse exame então é com esse objetivo trazendo A Caravana da Saúde ao Distrito de Barracas, essa caravana vai rodar os quatro cantos do nosso município para que levemos qualidade não apenas para Barracas, mais também regiões circunvizinhas mais para todos os municípios de Ponto Novo".


O dentista, Dr. Eberty Gama - Coordenador de Saúde Bucal relatou os serviços odontológicos ofertados. "A Caravana da Saúde ela conta com serviço odontológico, esse serviço está trazendo mais próximo as pessoas que mais necessitam, pacientes que necessitam de restauração, extrações e limpeza, estamos trabalhando conforme a necessidade de cada paciente, são três dias de atendimento, lembramos que essa caravana ela vai passar em todos os povoados, oferecendo esse tratamento para todos aqueles que necessitam".


Érica Martinez - Fisioterapeuta ressaltou a importância da Caravana para suprir as demandas dos serviços de fisioterapia no município. “A demanda do serviço de fisioterapia aqui é bem alto, porque as pessoas procuram muito e já tem um tempo que a gente tem conversado aqui no município a importância de começar a introduzir as práticas alternativas além da fisioterapia que a gente vem ofertando no município é um bom tempo a gente está começando aparecer o serviço também agora de medicina chinesa, então hoje a gente está fazendo uma oficina de terapias alternativas aqui com enfoque maior na medicina chinesa, fazendo atendimento com acupuntura sistêmica, acupuntura que é com uso das agulhas, acupuntura auricular com as sementinhas as orelhas e com avental da terapia, assim a gente consegue abordar um paciente com perfil maior não só aqueles pacientes que tem dor, mais também pacientes que tem outras queixas".


O prefeito de Ponto Novo, Tiago Venâncio que esteve acompanhando de perto a Caravana da Saúde se mostrou bastante satisfeito com andamento do programa criado na sua gestão. “Estou satisfeito em perceber que realmente está sendo um sucesso a população está comparecendo em grande número, nós estamos ofertando diversos serviços aqui para o Distrito de Barraca e localidades circunvizinhas, eu estou muito feliz em poder juntamente com a Secretária, Marcela e toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde proporcionar mais saúde e qualidade de vida da população". Externou o prefeito.


 A população se mostrou agradecida e satisfeita com agilidade com os atendimentos com serviços oferecidos na Caravana.

A próxima etapa da Caravana da Saúde será na localidade de Mamota, onde será montada novamente uma grande estrutura para abranger localidades circunvizinhas.























Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia