Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Coelba desliga 17 mil ligações irregulares de energia em três meses na Bahia


Até março deste ano 17 mil ligações irregulares de energia foram desligadas na Bahia, segundo a Coelba. A carga total recuperada com as irregularidades é o suficiente para abastecer todo o município de Lauro de Freitas durante um mês.
De acordo com a companhia, somente em Salvador e Região Metropolitana, foram quase nove mil inspeções no trimestre, com 4,7 mil irregularidades encontradas.
Além do impacto na conta de luz, os furtos e fraudes de energia impactam na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível a interrupções no fornecimento de energia.

Dono de Restaurante é detido
Na semana passada, o dono de um restaurante no bairro de Piatã, em Salvador, foi detido e conduzido para a delegacia para prestar esclarecimentos, depois que a Concessionária, com o apoio da Polícia Civil, desligou a unidade que estava com ligação clandestina. Esta foi a 11ª condução por furto de energia nos últimos seis meses.

Popularmente conhecido como “gato”, o furto de energia é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de prisão. Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia.
As perdas contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. O valor da energia furtada e os custos para identificar e coibir as irregularidades são levados em consideração pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para estabelecer o quanto a energia custa para cada área de concessão.

Como denunciar
Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Coelba mantem um programa constante de inspeções. A empresa tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o telefone 116 ou o site www.coelba.com.br.

Varela Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia