Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Dia da mentira: Saiba como identificar uma fake news “notícia falsa”

Redação: Web Interativa
redacao@interativapn.com

“Porque vi na internet que o Gilmar Mendes mandou cancelar o BBB é verdade”. Não. Se está na internet, não quer dizer que seja verdade. Existem muitas informações verdadeiras, mas também muitos boatos e opiniões. De uns tempos para cá, uma nova palavra entrou no nosso vocabulário: fake news. Em uma tradução literal, essa palavra significa “notícia falsa”.

Uma fake news é, de maneira clara e sucinta, um fato inventado para manipular uma informação em prol de um grupo. Ela também pode ser uma opinião confundida com um fato jornalístico. É nesse momento que se confunde o que de fato aconteceu com uma visão de alguém sobre o que aconteceu.
Mas como saber o que é uma fake news? Pode até dar trabalho, mas te damos uma mão, com algumas dicas para identificar uma notícia falsa:

1 – Desconfie de tudo e todos, sempre questione;

2 – Procure por fontes confiáveis. Uma notícia de um grande veículo é muito mais confiável do que uma corrente de WhatsApp do grupo da família;

3 – Aquela notícia tá colocando alguém num pedestal como um santo ou no fundo do poço como a pior pessoa do mundo? Algo de errado não está certo, hein?!

4 – Se encontrou a notícia em um site, verifique a procedência do veículo de comunicação e do escritor: quem esconde a cara não merece credibilidade;

5 – Informação com muitos erros ortográficos. Mostra despreparo de quem escreve;

6 – Manchetes (títulos) chamativos demais. Uma grande jogada para garantir engajamento;

7 – Denúncias sem pé nem cabeça. Se a reportagem for investigativa, fique atento ao teor da denúncia, se de fato tem fundamento e quais são seus autores – em algumas fake news, há denúncia, mas o denunciante não é citado.

De posse dessas sete dicas, fique atento (a), verifique bem a procedência da informação antes de passar a diante e não caia nas fake news.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia