Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Eventos apresentam avanços no setor de segurança das grandes barragens do mundo

Seminário Nacional e Simpósio Internacional reunirão em Salvador (BA) especialistas e pesquisadores dos EUA, China, Espanha e Brasil
para tratar das novidades em gerenciamento inteligente, análise de riscos e monitoramento das estruturas


De 20 a 23 de maio, o CBDB - Comitê Brasileiro de Barragens será anfitrião de eventos que reunirão especialistas, pesquisadores e profissionais dedicados ao estudo, projeto, construção, acompanhamento e segurança de barragens no Brasil e exterior. O XXXII Seminário Nacional de Grandes Barragens e o II Simpósio Internacional de Segurança de Barragens irão acontecer no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador (BA), configurando importante fórum de discussão e apresentação dos avanços no setor. 

Os representantes internacionais estarão palestrando no dia 23 de maio, no simpósio prestigiado por Michael Rogers, presidente do ICOLD – International Commission on Large Dams, entidade científica e técnica que reúne engenheiros, geólogos e cientistas, assim como empresas de consultoria, universidades, laboratórios e construtoras. A instituição possui comitês nacionais associados em cerca de 100 países, como o CBDB no Brasil; o CHINCOLD, da China, país conhecido por erguer com sucesso nos últimos anos algumas das maiores estruturas de barragens do mundo; o SPANCOLD, da Espanha, com importante legislação e experiência em articulação para enfrentamento de crises hídricas; e o USSD - United States Society on Dams, dos EUA, país referência em planos emergenciais e planos de contingência de segurança.

O presidente do CHINCOLD, Jinsheng Jia, irá falar sobre o estado da arte de segurança de barragens na China; o especialista Chen Yunhua tratará da prática de gerenciamento inteligente no desenvolvimento da Hidroelétrica do Rio Yalong, enquanto Sheng Jinbao irá abordar os avanços nas pesquisas e práticas de tecnologias chave para a gestão de segurança de barragens na China. O SPANCOLD trará quatro palestrantes: Enrique Cifres, que irá abordar a segurança de barragens em escala básica e políticas transversais; Ignacio Escuder e Jessica Castillo, que irão tratar de análise de risco e segurança de barragens, e Manuel Gómez-Membrillera, que falará sobre barragem eficiente e monitoramento: lições aprendidas e novas tendências. Pelo USSD, Dean B. Duke falará sobre o estado da arte de segurança de barragens nos EUA. O presidente do CBDB, engenheiro Carlos Henrique Medeiros, irá abordar o estado da arte de segurança de barragens no Brasil.

Medeiros destaca que tecnologias e serviços de ponta para o setor de barragens estarão em exposição durante os eventos, que iniciam com o Seminário Nacional de Grandes Barragens nos dias 20, 21 e 22 de maio. “Especialistas brasileiros consagrados irão tratar da segurança hídrica, da legislação e tributos do setor e dos incidentes e acidentes com barragens em mesas redondas seguidas de debates que prometem discussões bastante elucidativas”, destaca o presidente do CBDB.

O Comitê também programou abordagens para alcançar a multiplicidade de temas que permeiam as grandes estruturas. “Vamos debater o relacionamento com a comunidade do entorno das estruturas, o impacto das mudanças climáticas na segurança de barragens e os diversos avanços técnicos no monitoramento e na avaliação do comportamento das barragens, assim como nas investigações preliminares para garantia da segurança em obras hidráulicas e de mineração”, afirma Medeiros.


Comitê Brasileiro de Barragens
Fundado em 1961, o CBDB é entidade referência no setor. Acompanha de perto as obras de barragens desde o seu planejamento até a execução, fornecendo diretrizes e estudos técnicos. Realiza eventos anuais para disseminar informações e estimular o aprimoramento técnico. Promove cursos de segurança em barragens e emite boletins periódicos.
Foto: Divulgação
Michael Rogers, presidente do ICOLD – International Commission on Large Dams

Assessoria de Imprensa Mbertelli

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia