Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Professores da UNEB entram em greve por tempo indeterminado



Os professores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia geral que aconteceu na última quinta-feira (04), no Teatro da instituição, no bairro Cabula, em Salvador. Foram 141 votos a favor da greve. De acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), sobre legalidade do movimento grevista, após a aprovação são necessárias 72 horas para o início da greve.

Os professores reivindicam reajuste salarial; direitos trabalhistas; repasse integral do orçamento previsto para as universidades públicas do estado; autonomia da instituição; dentre outros. O movimento estudantil também marcou presença na assembleia e apoiou a deflagração da greve, defendendo a luta conjunta nas pautas que unem as duas categorias.

A diretora do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB, Suzzana Alice Lima, destacou que é um momento legítimo e legal da classe trabalhadora. “Há tempos a categoria docente sofre perdas, e vem reivindicando, tentando negociação com o governo do estado”, afirmou Suzzana.
A diretora frisou ainda que “Em uma greve sempre há prejuízos, embora pareça contraditório, é também nesse momento, através da luta, que muitos direitos são conquistados e garantidos. Por isso, é importante que toda a comunidade interna (estudantes e técnicos) também exponha suas próprias pautas para que todas as categorias se juntem para defender a UNEB e a universidade pública”.

Além da UNEB, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) também decidiram pela deflagração da greve. Enquanto que, os docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) votaram pela manutenção do estado de greve, e voltam a se reunir em assembleia na próxima quarta-feira (10) para discutir novamente a deflagração da greve.

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/ UNEB)
Foto: ADUNEB

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia