Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

DROGAS, UM CAMINHO PARA O FIM

Acompanhe ao final da matéria uma simulação feita por alunos do colégio estaudal João Durval Carneiro 

Drogas, uma palavra cada vez mais comum em nosso cotidiano, nos noticiários se tornou muito comum, estamos rodeados delas, até mesmo sem saber e que está literalmente acabando com a vida de muitas pessoas.

 Segundo um balanço feito pelo site gazeta do povo em 2011, mortes por drogas crescem 60% em 14 anos, esse índice é superior ao aumento de óbitos provocados por acidentes de trânsito, que subiu 17% entre 1996 e 2011.

  Você concerteza já se deparou com algum caso de pessoas que perderam a vida por causa das drogas, por exemplo um caso famoso: Amy Winehouse que literalmente destruiu a própria vida por causa das drogas, em 23 de julho de 2011 Amy foi encontrada desacordada em Londres. Testes realizados afirmaram que a causa da morte foi excesso de álcool após um período de abstinência.



  Esse é apenas um, dos vários casos que acontecem todos os dias, a maioria deles acontecem por influências de conhecidos, ou até mesmo "amigos" que oferecem, e em muitas vezes no calor do momento e na curiosidade, acabam experimentando e o que era pra ser apenas uma experiência acaba virando um pesadelo, principalmente para a família e pessoas que convivem todos os dias com pessoas assim.

  Uma pesquiza feita em Curitiba-PR aponta que 77% dos homicídios são causados por drogas, a maioria dos assasinatos em curitiba está associada a venda ou consumo de intorpecentes e os usuários são as maiores vítimas.

Embora uma parcela significativa dos usuários de drogas tenha sido assassinada por não ter quitado dívidas com traficantes, a questão não se restringe a este aspecto. A delegada Maritza Haisi, chefe da DH, explica que boa parte dos homicídios envolvendo pessoas que faziam uso de drogas ocorreu porque as vítimas se envolveram em situação de risco por causa dos entorpecentes. “Para conseguir manter o vício, alguns usuários partem para os delitos. Essas situações geram desdobramentos. Os usuários acabam sendo mortos em decorrência destes crimes”, aponta.

Efeito das drogas no sistema nervoso

O efeito das drogas no sistema nervoso é a diminuição do estímulo nervoso e da reação entre as células, que podem deixar o indivíduo eufórico ou mais lento, dependendo da droga que foi utilizada. 
As complicações causadas pelo uso das drogas podem ser:
  • Lapsos na memória;
  • Diminuição da inteligência;
  • Insônia;
  • Pertubações nervosas;
  • Falta de apetite;
  • Complicações que afetam o sistema respiratório, digestivo e circulatório.
O consumo de drogas ilícitas leva à dependência química que pode levar à morte precoce e, por isso, é importante que cada dependente químico seja devidamente tratado nas clínicas de recuperação para drogados.
  Além de serem perigosas para o consumo humano, as drogas também movimentam um mercado negro e o crime organizado em várias regiões do planeta. Por causa das drogas e do tráfico muitas pessoas morrem todos os dias e muitas famílias são destruídas.

Em muitos casos, os dependentes de drogas vivem a chamada abstinência quando ocorre a suspensão do uso. Por isso, o tratamento contra as drogas deve ser multidisciplinar, contanto com a ajuda de psicólogos, médicos, terapeutas ocupacionais e com o depoimento e apoio de pessoas que conseguiram se livrar do vício.

É preciso que os governos mundiais enfrentem esse problema com determinação, garantindo tratamento digno a todos os dependentes que queiram deixar o mundo das drogas. Também é necessário o apoio aos familiares dos pacientes e o incentivo aos grupos de terapia, como os Alcoólicos Anônimos e os Narcóticos Anônimos.

O uso de drogas precisa ser encarado como uma doença, que necessita de tratamento urgente e intensivo para garantir e preservar a vida dos dependentes químicos.

De acordo com um relatório da ONU, infelizmente, o Brasil é o segundo maior mercado de drogas das Américas. Diante desse dado, a população precisa se unir para tentar mudar essa realidade. Afinal, as drogas são um problema de todos nós!


  O vídeo abaixo é uma simulação feita por estudantes do colégio estadual João Durval Carneiro no ano de 2013.
  O curta conta a história de um jovem de nome Alex, um cara que era "de boa" mas que por se envolver com más influências acaba se envolvendo no mundo das drogas, e tem um final nada feliz... 


 Redação: Interativapn, com dados: tuasaude.com e gazetadopovo.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia