Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

30 erros que cometemos com nosso cabelo e como evita-los

Ei, pessoal! Meu nome é Jéssica Loureiro, do blog Viciada em Compras, e sou a nova colunista da Web Rádio Interativa. Estarei sempre por aqui postando assuntos sobre make, beleza e tudo que envolva o universo feminino. Hoje selecionei alguns errinhos que cometemos com o cabelo e dicas para não errar mais, será que você cuida bem do seu? 

1. Aplicar o shampoo direto no cabeloO ideal é misturar o shampoo em um potinho com água, antes da aplicação. Não  é  uma regra, mas diluir o produto evita o acúmulo de shampoo nos fios. A  mistura  deve ser feita imediatamente antes de aplicar no cabelo.
 2. Passar shampoo no comprimento O Shampoo serve para limpar e tirar o excesso de oleosidade da raiz. Acontece que as pontas já têm pouca oleosidade naturalmente e em contato com o produto acabam ficando ainda mais ressecadas. Concentre a lavagem no couro cabeludo e deixe a espuma escorrer para o resto do cabelo durante o enxague.
3. Usar shampoo antiresíduos com  frequência.Isso faz o couro produzir ainda mais oleosidade. Ou seja, você entra em um ciclo vicioso. O ideal é usá-lo 1 vez a cada 15 dias no máximo, para retirar resíduos de produtos e poluição. E isso não vale apenas para os oleosos, mas para todos os tipos de cabelo.
4. Lavar com água muito quenteTemperatura muito alta abre a cutícula do cabelo, deixando-o ressecado e opaco. Além disso, a água quente estimula a produção de oleosidade. O ideal é tomar um banho morno, mas se isso for impossível, deixe a cabeça embaixo do chuveiro o mínimo possível.
5. Esfregar o couro cabeludo com intensidadeColocar muita pressão e até usar as unhas para lavar o cabelo, pode machucar o couro cabeludo e estimular a produção de sebo como proteção. Massageie com suavidade durante alguns minutos, sem esfregar.
6. Deixar o condicionador chegar ao couro cabeludoPassar condicionador na raiz pode entupir a saída dos fios, causando uma série de danos como queda e caspa.  Esse é o erro mais comum, principalmente entre pessoas com cabelo curto. Retire o excesso de água dos fios e vá aplicando aos poucos, mecha por mecha, no mínimo 4 dedos abaixo da raiz do cabelo.
7. Achar que o condicionador da conta do recadoSó o condicionador não consegue repor todos os nutrientes necessários. A máscara tem a ação mais intensa e atua na reconstrução do cabelo, dando força, maciez e brilho. Use-a no comprimento e pontas, ao menos 1 vez a cada 15 dias.
8. Usar sempre a mesma máscara de hidrataçãoA máscara era ótima nas primeiras lavagens e, de repente, parou de fazer efeito? O que acontece é que o seu fio também pode ficar saturado de um certo tipo de nutriente. O ideal é alternar entre uma máscara reconstrutora e outra nutritiva. A primeira ajuda a deixar o cabelo forte, mas em excesso pode deixa-lo endurecido. Já a segunda, ajuda no brilho e maciez, mas se for usada sempre pode deixar o fio pesado e opaco. Tenha duas e use uma a cada tratamento.
9. Deixar resíduos de produtosNão retirar 100% dos produtos na lavagem pode ser prejudicial não só à aparência dos fios, que ficam opacos e sem movimento, mas também pode causar alergias sérias no couro cabeludo. Além disso, você corre o risco de queimar o cabelo fazendo chapinha! Alguns produtos podem potencializar a ação do calor.
10. Lavar o cabelo à noite.
O cabelo demora horas para secar totalmente. Lava-lo a noite nos leva ao maior erro: dormir de cabelo úmido.  O couro cabeludo está molhado e o travesseiro quentinho, o resultado é um ambiente favorável ao desenvolvimento de fungos e dermatites.  Além disso, seus cabelos vão ficar mais oleosos e há possibilidade aparecerem as terríveis caspas.
11. Uso diário de secador ou chapinha.
Isso todo mundo já sabe, mas se não tiver jeito, é importante que você use um protetor térmico nos cabelos.
12. Coloração com menos de 15 dias de intervalo.
Apareceu a raiz natural e não faz nem duas semanas que você usou tintura? Melhor conter o desespero e esperar ao menos o prazo mínimo para tingir novamente. O excesso de tintura resseca bastante os cabelos.
13. Excesso de produto nos fios.
Não use vários produtos aos mesmo tempo, deixe os pobres fios respirarem!
14. Ultrapassar os limites dos tratamentos feitos em casa.
Cada tratamento diz o tempo necessário na embalagem, ultrapassa-lo não vai potenciar o tratamento (muito pelo contrário!)
15. Prender os cabelos molhados.
Esse hábito também pode colaborar na proliferação de fungos e caspas, além de quebrar os fios.
16. Desembaraçar os fios sem o cuidado necessário.
O ideal é escovar os cabelos das pontas até a raiz, delicadamente.
17. Ficar muitos dias sem lavar os cabelos.
Pense nos móveis da sua casa. Eles ficam ali, no cantinho, e mesmo assim rapidinho ficam empoeirados! Agora imagine o seu cabelo! O acumulo de sujeira nele causa vários danos, como oleosidade e caspas.
18. Deixar restos de condicionador no cabelo.O resultado aparece em forma de madeixas elásticas e quebradiças. Por isso, ao terminar a lavagem dos cabelos, certifique-se que a água que escorre saia cristalina e que o cabelo não esteja com restos do produto.
19. Usar máscara hidratante na praia.
O ideal é passar um creme sem enxágue com proteção solar.  As máscaras vão queimar os fios! Esses produtos, além de não formarem uma capa contra os raios ultravioletas, têm um tempo de permanência. Excedê-lo enfraquece os cabelos.
20. Passar chapinha no cabelo molhado.Um dos maiores pecados! A gravidade é tanta que os efeitos aparecem na mesma hora. Além de queimados, eles se quebram. O único jeito de consertar esses danos é cortando. Antes de usar a prancha, seque bem os cabelos. Nem úmidos eles podem estar, hein!
21. Usar o secador do jeito errado.
No mínimo 30 centímetros de distância da cabeça e sempre com a temperatura intermediária ou fria, nunca na máxima, para não queimar e danificar os fios. Também evite direcionar o jato quente no topo da cabeça, isso estimula a oleosidade na raiz.
22. Ficar mais de três meses sem cortar.Para muitos, isso é marketing usado pelos cabeleireiros. Mas não é! A não ser que seu cabelo demore muito para crescer, este é o tempo médio de duração de um corte. Passada essa fase, as pontas começam a abrir e os fios quebram-se com facilidade. Os arrepiados aumentam o volume e os fios fracos começam a cair.
23. Desembaraçar com escovas maleáveis demais.
As cerdas moles são de manuseio mais difícil, além de quebrarem os fios. Por isso, os especialistas recomendam um pente com dentes bem largos e firmes ou uma escova do tipo “raquete”.
24. Fazer mais de duas químicas.
Você precisa escolher os tratamentos que quer aplicar. Muita química deixa os fios porosos e fracos demais, arrebentando todas as pontas. Escolha no máximo dois tratamentos, e faça pelo menos uma hidratação mensalmente.
25. Dispensar o leave-in nos cachos.
Cabelos crespos precisam de mais cuidados, pois as curvas dos fios dificultam que a oleosidade natural presente na raiz chegue até as pontas – assim, elas acabam ficando ressecadas.
26. Lavar o cabelo todos os dias
Lavar o cabelo todos os dias tira a gordura natural e deixa ele opaco. Você deve lava-lo a cada dois ou três dias. E se você foi à academia ou suou muito opte por um shampoo seco, um pó spray que remove gordura e proporciona um aroma super bom.
27. Desembaraçar o cabelo com os fios encharcados.
Tem gente que comete 4 erros de vez aí: Pentear ele encharcado, sem nenhum creme, com pente de cerdas finas e de plástico! Deu até uma dorzinha no coração agora!  As cerdas de plástico deixam os fios arrepiados e as cerdas juntas quebram os fios, prefira o pente de madeira com dentes largos. Antes de começar a pentear, seque bem o cabelo na toalha e passe um creme.
28. Pular a etapa do protetor térmico.Toda vez em que você for fazer chapinha, babyliss ou simplesmente secar o cabelo, deve passar um leave-in com proteção térmica antes. Ninguém quer cabelo igual uma palha, né?
29. Confundir cabelo molhado com cabelo bem cuidado.Molha os fios como uma forma de arrumar os cabelos? Tá errado! Cabelos bem cuidados não precisa disso pra manter-se “no lugar”. Devemos evitar molhar os fios fora do momento de lavagem. O cabelo quando molhado se encontra em seu potencial máximo de elasticidade, fato que o torna frágil e, portanto, propício à quebra.
30. Usar os movimentos errados de lavagem:
No caso dos cabelos oleosos: evitar massagear o couro cabeludo com movimentos circulares. Procure esfregar, com o objetivo de retirar a oleosidade.
Nos cabelos secos: O contrário dos cabelos oleosos, massageie o couro cabeludo com movimentos circulares a fim de estimular a oleosidade natural do couro cabeludo.

E aí? Já fez alguma dessas coisas? Não vá fazer isso de novo, hein! Seu cabelo agradece!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia