Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

JACOBINA PERDE TERRITÓRIO PARA CAPIM GROSSO, SERROLÂNDIA CAÉM, QUIXABEIRA E MIRANGABA


O Governo do Estado sancionou a lei 13.366 de 29 de junho de 2015, nesta terça-feira (30) que atualiza os limites dos municípios de Caém, Capim Grosso, Jacobina, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Quixabeira, Saúde, Serrolândia, Umburanas e Várzea Nova. Com a assinatura, praticamente fica remota a tentativa da localidade do Junco recuperar parte do território que poderia ser utilizado em uma futura emancipação do distrito.
De acordo com João Robinson, Engenheiro Ambiental, natural do Junco e morador atualmente em Feira de Santana, informa que para o município de Capim Grosso Jacobina perdeu 55,955 Km², área compreendida entre a barragem de Pedras Altas, o rio Itapicuru Mirim, o rio do Peixe de Cima ou Pedra d'Água.Já a área desmembrada do município de Jacobina e que passa a partir de agora para Quixabeira possui uma cerâmica, uma pedreira, o rio do Peixe de Cima, além de inúmeras lagoas e outras comunidades, totalizando 62,385 Km².
Para o município de Serrolândia serão repassados 24,605 Km², compreendendo as localidades de Salamim II, Saracura, Roçadinho e Queimada Grande. O município de Jacobina também recebeu uma área de 2,0 Km² do município de Serrolândia, na localidade de Novo Horizonte.A localidade de Gonçalinho passa, ainda, a fazer parte do território de Caém, área que possui a extensão territorial de 3,199 Km² e que pertencia a Jacobina.
O município de Mirangaba também recebe a localidade conhecida como Campo Grande.Uma comissão formada por integrantes da sociedade civil do Junco tenta reverter a decisão buscando ingressar na justiça pela inconstitucionalidade do desmembramento, o que estaria previsto em Lei. O prefeito municipal, após a repercussão negativa da notícia do desmembramento de terras de Jacobina, estaria disposto a também ingressar na justiça.
O Mais Política ouviu nesta terça-feira (30) o vice-prefeito de Serrolândia, Missa Oliveira, que informou que com a agregação destas localidades e de suas populações o município passará dos atuais 0.8 para 1.0 de FPM (Fundo de Participação dos Municípios), aumentando assim o repasse de recursos do Governo Federal.
Fonte: Mais Politica
Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia