Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Ponto Novo: Superlua e eclipse total prometem espetáculo no céu deste domingo

Foto: Web Interativa 

Observar o céu e a lua cheia será algo ainda mais especial na noite de hoje. Entre as 22h e o início da madrugada de segunda-feira, está previsto um espetáculo duplo, com a ocorrência de dois fenômenos da astronomia: a superlua e o eclipse total da Lua. Os eventos, que costumam encantar observadores, poderão vistos a olho nu no Brasil, bem como no restante da América Latina, além da parte oeste da África e da Europa e da parte leste da América do Norte.

O show no céu começa com a presença da superlua, que ocorre quando o astro se encontra em sua máxima proximidade com a Terra, posição que faz com que a Lua esteja ainda maior (em 14%). Essa situação se deve ao fato de a órbita da Lua, que dura 27,32 dias, não ser circular. “Isso faz com que, em algum momento, ela esteja mais próxima da Terra, o que é chamado de perigeu”, explica o doutor em astrofísica e curador de astronomia do Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), professor Peter Leroy.

Quer ver sua foto da superlua publicada no Instagram do Estado de Minas? Amanhã, poste as imagens na rede social com a hashtag #superluanoEM. As melhores vão aparecer no nosso perfil.

Desta vez, a lua cheia vai ocorrer às 23h50 e o perigeu, às 22h45, quando a Lua estará a 356.877 quilômetros da Terra. Mas, já a partir das 22h07, a Lua estará mergulhada na penumbra do eclipse. Durante esta fase ainda há alguma iluminação do
Sol e o satélite apresentará uma cor avermelhada, muito interessante de ser vista. Entre 2000 e 2029, esse é um dos 20 maiores perigeus, de acordo com o Observatório Nacional, instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 14 de novembro do ano que vem haverá o maior perigeu do período, com distância de 356.509 quilômetros da Terra.

O ponto alto da noite de hoje será às 23h11. Nesse momento vai ocorrer a totalidade do eclipse da Lua, que se estende até 0h24 de segunda-feira, horário de Brasília. Nessa fase, chamada de umbra, não há iluminação do Sol. Depois, a Lua volta a atingir a fase de penumbra, até 1h27 da segunda-feira. O eclipse total da Lua ocorre quando Lua, Terra e Sol estão alinhados, nessa ordem, de forma que a Lua atravesse total ou parcialmente a sombra que a Terra projeta no espaço. Porém, ontem mesmo já era possível observar no céu o show da aproximação da Lua.

De acordo com o professor Peter Leroy, diferentemente do eclipse do Sol, o da Lua não exige cuidados para ser visto. Ele explica que lugares com menor incidência de luz, como as regiões da Pampulha e do Mangabeiras, são bons locais para observação. “São fenômenos realmente muito bonitos e que vão chamar a atenção das pessoas na noite deste domingo”, afirma o professor. Ele lembra ainda que a atual época do ano, com poucas nuvens no céu, é propícia para a observação.
Estado de Minas.com 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia