Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Ponto Novo: Campanha de vacinação contra a febre aftosa segue até o dia 31 de maio; saiba onde adquirir a vacina

Ilustrativa 

A campanha de vacinação contra a febre aftosa na Bahia começou no dia 1º de maio. Para o ano de 2016, a estimativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) é vacinar 10.854.311 bovinos e bubalinos pertencentes a 384.393 criadores. A primeira etapa da campanha vai até o dia 31 de maio e visa vacinar todos os animais, independente da faixa etária.

A Adab é vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), que reforça a importância da vacinação para que nenhuma doença comprometa os rebanhos baianos, principalmente a febre aftosa. Além das mortes dos animais, a doença reflete também em prejuízos econômicos causados pelas barreiras comerciais com outros países. No ano passado, os produtores vacinaram 94.54% do rebanho bovídeo.
A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como os bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Pode ser transmitida principalmente pelo contato entre os animais doentes e sadios. O vírus pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entram em contato com os animais doentes.

A campanha de vacinação faz parte do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), e tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, como recomenda as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Em Ponto Novo a vacina contra a febre aftosa pode ser encontrada na Comercial Pé do Morro, situada na Rua Senhor do Bonfim, nas proximidades da Guarda Municipal. Compre sua vacina e projeta seu rebanho.


Fonte: G1-BA/ Adaptação: Web Interativa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia