FIDA chega à Bahia para avaliar fusegate de subprojeto Ponto Novo

Foto: AurelinoXavier/SDR/CAR

A primeira atividade dos consultores técnicos do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA) aconteceu nesta terça-feira (20), no Centro de Formação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em Itapuã. O objetivo foi nivelar as informações entre os técnicos envolvidos no subprojeto Ponto Novo, que está em fase de estruturação, e será executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da SDR, por meio do projeto Pró-Semiárido, fruto do acordo de empréstimo entre o Governo da Bahia e o Fundo.

A comitiva segue para a região norte do estado, onde visita à barragem do município de Ponto Novo, a Estação de Bombeamento, o Distrito de Irrigação, lotes dos agricultores familiares e realiza reuniões com os assentados dos movimentos dos Pequenos Agricultores (MPA) e Sem Terra (MST). Os técnicos também irão conhecer a experiência do fusegate da barragem do França, no município de Miguel Calmon. 

Para o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, “esse será mais um grande avanço no combate aos efeitos da seca do semiárido. Com a instalação do fusegate, a barragem de Ponto Novo poderá armazenar até 30% a mais de água, o que significa mais produtividade, mais água para o consumo e uma vida melhor para milhares de baianos da região”.

O subprojeto Ponto Novo vem sendo negociado com o FIDA desde novembro de 2015, quando foi realizada a primeira Missão de supervisão ao Pró-Semiárido. Na ocasião, foi avaliada a viabilidade da inserção, na Barragem de Ponto Novo, do fusegate, tecnologia francesa de aumento do armazenamento da água na barragem, no escopo das ações do Pró-Semiárido. 

Governo, agricultores, lideranças, prefeitura, secretarias municipais e Distrito Irrigado discutem ainda a possibilidade de investimentos na produção local, para aumento da geração de renda dos agricultores familiares e acampados do MST e MPA. 

Essa é a terceira etapa da negociação da instalação do fusegate, e início dos trabalhos no Distrito de Irrigação de Ponto Novo, que deverá receber recursos para assentamento de 60 famílias de acampados, fomento à produção, segurança alimentar, preservação ambiental e geração de renda das 200 famílias que residem no local e melhorar o acesso à água em toda a região do Piemonte Norte do Itapicuru.


Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Rural 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia