Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Governo, FIDA e movimentos sociais discutem desenvolvimento rural para o Distrito de Ponto Novo


Representantes do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Governo da Bahia, estiveram reunidos, nesta quinta-feira (22), no município de Ponto Novo, com lideranças dos movimentos de Pequenos Agricultores (MPA) e dos Sem-Terra (MST), e acampados, no Distrito de Irrigação do município, para análise da proposta do subprojeto Ponto Novo, que prevê o aumento da oferta hídrica, a produção de sementes crioulas e o fortalecimento da fruticultura, visando à geração de renda dos agricultores e agricultoras da região.
O subprojeto Ponto Novo será incorporado ao Pró-Semiárido, projeto de desenvolvimento rural produtivo, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizado a partir de acordo de empréstimo entre o Governo da Bahia e o FIDA.
A missão do FIDA, que ficará na Bahia durante 11 dias, inclui visitas à barragem de Ponto Novo, aos lotes empresariais e de agricultores familiares do Distrito, reuniões técnicas de ajustes e nivelamento de informações, para análise da viabilidade da instalação do fusegate, tecnologia francesa para armazenamento de 30% a mais de água na barragem.
Para o diretor da CAR, Wilson Dias “essa programação foi montada para que esses organismos examinem e conheçam a nossa proposta, fazendo as visitas para construírem o seu memorando, que será entregue no dia 30 desse mês”, disse.
O representante do FIDA no Brasil, Hardi Vieira, ressaltou que “nosso lema é reduzir a pobreza no campo e um diferencial do Pró-Semiárido é trabalhar o social e a assistência técnica, mais do que a irrigação e as unidades de beneficiamento. Os eixos de gênero e juventude são prioridades para nós. Queremos conhecer os problemas, os desafios e os planos dos movimentos sociais para o futuro”.
O coordenador do assentamento Nelson Mandela, Romildo Sousa, entidade vinculada ao MPA, falou da expectativa em receber uma terra para produzir. “Foram oito anos na perspectiva de superar os desafios e concretizar o nosso sonho de viver no campo, com qualidade, e produzir alimentos saudáveis para sustentar a família e gerar renda”.
André Santana, coordenador do Programa Vida Melhor, da Casa Civil, do Governo do Estado, destacou que vários órgãos do governo estadual estão empenhados para o êxito do subprojeto Ponto Novo, citando as secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), de Infraestrutura Hídrica (SIHS), da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Procuradoria Geral do Estado (PGE), a CAR e a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (CERB).
Fonte: CAR 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia