Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Dezembro Laranja alerta a população para uso correto e diário do protetor

Divulgação

Carmen Vasconcelos (carmen.vasconcelos@redebahia.com.br)

O Verão ainda não chegou oficialmente, mas o calor e os dias ensolarados não deixam dúvida que está na hora de redobrar os cuidados com a exposição ao sol. Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) projetam o registro de 175 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil em 2016.

O câncer de pele não melanoma é o de maior incidência na população brasileira, seguido do câncer de próstata e o de mama. Pensando em mudar essa realidade, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou a campanha Dezembro Laranja, que busca sensibilizar a população para os cuidados com a pele e o uso do protetor solar, os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce para evitar danos maiores ou mutilações mais profundas.
De acordo com o oncologista Rodrigo Munhoz, especialista em tumores de pele e sarcoma do Hospital Sírio-Libanês, quando diagnosticado e tratado em suas fases iniciais, o câncer de pele do tipo não melanoma pode alcançar de 75% a 90 % de sucesso no tratamento. 

“Estudos vêm demonstrando o crescimento no número de câncer de pele, especialmente porque a difusão da necessidade de uso do protetor é relativamente recente. Há cerca de duas décadas, as pessoas não tinham preocupação, daí a necessidade de uma maior sensibilização da população desse problema, que é sério e que pode ser evitado”, completa o médico. Munhoz ressalta que, nesse período do ano, quando as pessoas estão de férias e muito mais expostas à radiação solar, é preciso redobrar os cuidados e a atenção. “A cultura do bronzeamento a qualquer custo precisa ser combatida, pois os danos são muitos”, completa o médico.
Com uma postura parecida, a dermatologista Marcela Vidal, do sistema Hapvida,  chama atenção para o fato de que a maioria das pessoas não sabe aplicar o protetor solar. “Como se não bastasse isso, as pessoas ainda têm uma falsa ideia de que as peles morenas, mais comuns no Brasil, estariam mais protegidas, esquecendo que a melanina não oferece tanta proteção contra os raios UVA e UVB. “É claro que as pessoas mais claras, com fototipo mais baixo, apresentam dano celular mais cedo, mas as diversas variações de pele morena e negras precisam de proteção e bloqueador com fator, no mínimo, 30”, esclarece.
Quanto à necessidade de produção da vitamina D, a médica lembra que 15 minutos diariamente de sol na pele, nos horários antes das 10h e depois das 15h, já garantem uma boa produção de vitamina. “Áreas como a coxa, a parte interna do braço, a barriga são excelentes para garantir uma boa metabolização da luz solar, pois é importante lembrar que partes onde já há danos provocados pelo sol não conseguem garantir absorção tão eficaz”, completa. 
Bloqueador solar Marcela ressalta que o uso do bloqueador solar não deve se limitar apenas quando se vai à praia ou piscina e precisa se tornar um hábito como escovar os dentes. Ela lembra que a aplicação deve ser feita sempre 30 minutos antes da exposição, em duas etapas, e a reaplicação deve ser feita a cada duas horas ou toda vez que a pessoa entrar na água ou transpirar muito. 
A especialista explica que no rosto e no pescoço é preciso aplicar uma quantidade equivalente a uma colher de chá. A mesma medida vale para cada braço. A porção equivalente a duas colheres de chá devem ser destinadas a barriga e costas, além das pernas. “Essas medidas devem ser aplicadas 30 minutos antes da exposição uma primeira vez e a operação deve ser repetida imediatamente, esse é o truque da proteção eficaz”, ensina. Ela lembra que as orelhas e a parte de cima dos pés não podem ser esquecidas. 
Crianças menores de 6  meses não devem se expor diretamente ao sol e as crianças devem usar o bloqueador e outra barreiras mecânicas como as blusinhas com proteção solar, sombreiros, bonés e chapéus. Para as pessoas mais claras, o fator de proteção precisa ser de 50 ou mais. 
Melanomas ou não 
Rodrigo Munhoz explica que existem dois tipos de câncer de pele: o melanoma, que é o mais agressivo, com maior risco de complicação e metástase e que responde por 5% dos casos, e o não melanoma. Esse último é mais comum, é responsável por 95% dos casos de câncer de pele e tem uma relação direta com a exposição solar, especialmente aquele excesso de sol tomado na infância, que só vai aparecer décadas depois. 
O  maior órgão do corpo humano  é heterogêneo e, por isso mesmo,  o câncer de pele não-melanoma pode apresentar tumores de diferentes linhagens. Os mais frequentes são o carcinoma basocelular e o carcinoma epidermoide. O carcinoma basocelular, apesar de mais incidente, é também o menos agressivo. Marcela Vidal ressalta que qualquer mancha ou sinal que apareça e tenha um comportamento estranho deve ser submetido à análise. “É importante ressaltar que não adianta ter medo, pois quanto mais cedo for identificado e tratado, melhor serão as chances de tratamento”, completa. 
O médico chama atenção para o fato que, embora muito agressivo e imprevisível, o melanoma é raro e pessoas ruivas, com pele e olhos claros, casos de câncer de pele na família precisam ser acompanhados bem de perto. “Os imunossuprimidos também precisam ter uma atenção especial”, completa.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia