Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Profissão de baiana de acarajé será incluída na Classificação Brasileira de Ocupações

(Foto: Arquivo CORREIO)


Baiana de acarajé vai ser incluída na lista de Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o documento que reconhece e descreve as características das profissões do mercado de trabalho brasileiro. Na sexta-feira (16) será assinado o termo de estudo técnico que vai viabilizar a inclusão. A cerimônia acontece na sede da Superintendência Regional do Trabalho do Estado da Bahia (SRTE), no Caminho das Árvores. 
O reconhecimento da profissão beneficia, somente em Salvador, cerca de 3.500 baianas, segundo estimativa da Associação das Baianas de Acarajé, Mingau e Receptivo da Bahia (Abam). Titular da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Taissa Gama considerou a novidade uma grande conquista, que vem após 8 anos de luta da categoria. "Agora elas vão poder dizer qual é a verdadeira profissão que exercem. Essa não é apenas uma conquista das baianas, mas de Salvador e da Bahia".
As baianas são consideradas Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan desde 2005. Com a profissão incluída no CBO, podem usar a identidade profissional em cadastros formais e se cadastrar como microempreendedor individual. A decisão também facilita a criação de cursos especializados na área.

"É uma reivindicação que já vinha fazendo desde 2009, depois que eu não pude me cadastrar como baiana de acarajé ao fazer o meu passaporte. Queriam que eu me cadastrasse como cozinheira, mas eu não sou, sou baiana de acarajé", comemora Rita Santos, presidente da Abam.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia