Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

PF faz operação contra desvio de R$ 200 milhões em 3 cidades da Bahia

Jose Lucena/Futura Press
Fonte: Metrópoles

Pelo menos 250 agentes da Polícia Federal estão nas ruas nesta terça-feira (7/11) para cumprir mandados de prisão, condução coercitiva, busca e apreensão na Bahia, em São Paulo e Minas Gerais. Estão sendo investigados desvios de R$ 200 milhões nas prefeituras de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Eunápolis, todas no litoral sul baiano.
As investigações apontam que, com o auxílio de familiares, a prefeita Claudia Oliveira (PSD), de Porto Seguro, e os prefeitos José Robério Batista de Oliveira (PSD), de Eunápolis, e Agnelo Santos (PSD), de Santa Cruz Cabrália, teriam fraudado contratos de licitação. Claudia Oliveira e José Robério são, inclusive, casados.
Chamado de “ciranda da propina”, o esquema ocorria por meio de falsas licitações em que parentes dos políticos participavam dos certames para simular a concorrência por contratos. Em muitas situações, os serviços não foram sequer realizados.
As investigações apontam que as prefeituras envolvidas contratavam empresas relacionadas ao grupo familiar para fraudar licitações, simulando a competição entre elas. Após a contratação, parte do dinheiro repassado pelas prefeituras era desviado, utilizando-se de “contas de passagem” em nome de terceiros para dificultar a identificação do destinatário final dos valores arrecadados, que, em regra, retornavam para membros da organização criminosa, inclusive via repasses a empresa de um dos prefeitos investigados.

Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva e lavagem de capitais. Os mandados (21 de prisão temporária, 18 de condução coercitiva e 42 de busca e apreensão) foram expedidos pela Justiça Federal de Brasília.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia