Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Papa condena guerras e outros males que marcaram o ano de 2017

ANSA
Fonte: Estadão Conteúdo

O Papa Francisco celebrou uma missa de Ano Novo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, uma ocasião tradicional de agradecimento nas últimas horas de cada ano. Em sua homilia deste domingo (31/12), o líder católico disse que Deus nos deu um ano “inteiro”, mas “nós, seres humanos, de muitas maneiras arruinamos e machucamos com as obras da morte, com mentiras e injustiças”.
“As guerras são o sinal flagrante desse orgulho repetido e absurdo”, disse. “Mas também são todas as pequenas e grandes ofensas contra a vida, a verdade, a fraternidade, que causam múltiplas formas de degradação humana, social e ambiental”. Francisco acrescentou: “Queremos, e devemos assumir, diante de Deus e de nossos irmãos, nossa responsabilidade” [pelo mal].
Apesar da tristeza, o papa disse que “a gratidão prevalece” graças àqueles que “cooperam silenciosamente pelo bem comum”, como, exemplificou, pais e educadores que tentam passar aos jovens um senso de ética responsável.
Depois do serviço solene da Basílica, o Papa caminhou para fora, atravessando rapidamente a Praça de São Pedro para apertar as mãos e interagir com simpatizantes, além de beijar bebês segurados por alguns dos milhares de fiéis que esperavam horas para assisti-lo.

Durante a caminhada de quase uma hora ao ar livre, ele parou para admirar uma cena da Natividade de tamanho natural no meio da praça. De acordo com a tradição, o Papa celebrará missa dedicada ao tema da paz mundial no dia de Ano Novo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia