Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Estudo mostra que aumentaram os casos de AVC em pessoas com menos de 45 anos

Foto: Reprodução

Evelin Azevedo, da Agência O Globo

O número de casos de acidente vascular cerebral (AVC) aumentou entre os mais jovens nos últimos anos. Um estudo realizado em Joinville, Santa Catarina, mostra que, de 2005 a 2015, os casos em pessoas com menos de 45 anos cresceram 62%. Neste período, o grupo de pesquisadores registrou quase 2.500 ocorrências das quais 7,5% aconteceram em pessoas nesta faixa etária. Para Norberto Cabral, professor do departamento de medicina da Univille e responsável pelo estudo, a causa desta mudança pode ser a alimentação:
— Uma das explicações pode ser a obesidade. No mundo inteiro as pessoas morrem mais por excesso de comida do que pela falta dela — afirmou o neurologista.
Outros fatores como ter colesterol alto, doenças cardiovasculares (arritmia ou pressão alta), diabetes, ser sedentário, fumar e beber em excesso podem também aumentar as chances de ocorrer um AVC. Por isso, destes aspectos da saúde é fundamental para evitar que o problema aconteça.
Existem dois tipos de AVC, o isquêmico — quando ocorre um entupimento da artéria que leva sangue para o cérebro — que é o mais comum, e o hemorrágico — quando a artéria se rompe e extravasa sangue para o cérebro. Os dois casos apresentam sintomas característicos (veja abaixo).
— É importante identificar os sintomas e levar o paciente o mais rápido possível para um hospital — alerta André Gustavo Lima, membro do Departamento Cientifica de Acidente Vascular Cerebral da Academia Brasileira de Neurologia.
O tempo é fundamental para evitar a morte ou sequelas muito graves ao paciente. Quando o sangue, que contém nutrientes e oxigênio, não chega a determinadas áreas do cérebro, os neurônios começam a perder suas funções provocando, por exemplo, perdas de movimentos.

Sintomas
Enfraquecimento ou paralisia do rosto, braço ou perna de apenas um lado do corpo e de forma abrupta
Dificuldade para falar ou entender frases simples
Perda do campo de visão ou tontura com visão dupla
Dor de cabeça forte e abrupta

Teste rápido

Peça para a pessoa que está com sintomas de AVC sorrir, levantar os braços e falar um frase simples. Caso ela não consiga realizar uma destas tarefas, leve-a imediatamente a uma emergência

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia