Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Ponto Novo: Quilo do bacalhau, típico da Semana Santa, varia dependendo de onde é comprado

Foto: Arquivo JCS/Emidio Marques 
Web Interativa 
redacao@interativapn.com


Seja cozido, assado, até mesmo nos deliciosos bolinhos, o bacalhau é presença garantida na Semana Santa e na Páscoa dos pontonovenses. O peixe é o mais procurado nesta época do ano e não é para menos o sucesso e o aumento disparado nas vendas.
Com o aumento da procura por bacalhau neste período, os supermercados e mercadinhos de Ponto Novo reforçaram seus os estoques para atender a demanda.

A Web Interativa foi aos principais estabelecimentos da cidade para pesquisar o preço do bacalhau é encontrou o mesmo variando entre R$ 25 e R$ 34, ao comprar, independentemente do tipo, é fundamental fazer uma análise do alimento: se tiver pintinhas pretas, escolha outro. Ele pode estar mofado.

De dar água na boca

Como preparar o tradicional bacalhau ao forno:

Ingredientes:

1,5 kg de bacalhau (posta alta), 1,5 kg de batata, 400 g de cebola em rodelas, 100 g de azeitona preta picada, 1,2 litro de leite, 350 ml de azeite extra virgem, 5 ovos cozidos em rodelas, 2 dentes de alho fatiados, Salsa picada a gosto, Pimenta do reino moída na hora a gosto, Sal a gosto.

Modo de preparo:

Coloque o bacalhau dessalgado numa panela e escalde-o em água fervente. Tampe, abafe com um cobertor e deixe descansar durante 20 minutos. Escorra o bacalhau, retire a pele e as espinhas e desfaça-o em lascas. Coloque as lascas num recipiente fundo, cubra-as com leite bem quente e deixe ficar em infusão de 1h30 a 3 horas. Cozinhe as batatas com casca, retire a casca e corte em rodelas. Numa panela, doure ligeiramente o alho e a cebola em azeite. Junte as batatas e o bacalhau escorrido. Mexa tudo ligeiramente, mas sem deixar refogar e tempere com sal e pimenta-do-reino. Coloque-o preparado imediatamente numa assadeira ou refratário e leve ao forno bem quente durante 10 minutos. Sirva no recipiente em que foi ao forno, polvilhado com salsa picada e guarneça com rodelas de ovo cozido e azeitonas pretas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia