Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Saiba quais comportamentos você deve ter em cada país para evitar problemas

Foto: Reprodução/ Instagram


Agência O Globo

Se você gosta de falar palavrões, fumar e beber em público, usa remédios com determinadas substâncias ou não abre mão de saltos altos, atenção: o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido acaba de divulgar uma lista de comportamentos em diversos países que podem ser considerados contravenção - e levar seus autores a pagar multas ou serem presos e deportados.
Somente no ano passado, o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido atendeu a mais de 23 mil casos consulares relacionados à desobediência a normas e leis. O alerta serve para turistas do mundo todo. Confira abaixo alguns exemplos de comportamento que podem deixar um estrangeiro em apuros.
Alemanha - Nas modernas rodovias alemãs, ficar sem gasolina deixa o turista em apuros, já que se trata de uma contravenção.

Barbados, St. Vincent e St. Lucia - Essas três ilhas do Caribe baniram o uso de roupas com estampas de camuflagem. O alerta vale para crianças também.

Barcelona (Espanha) - Muitas cidades do mundo desaprovam o comportamento de quem cospe na rua. Barcelona, porém, vai além, e multa os mal-educados.


Dinamarca - Uma dica para os motoristas: na Dinamarca, as lanternas do carro têm que estar acesas o tempo todo. Faz parte do código de trânsito local.

Emirados Árabes Unidos - Falar palavrões é considerado ato obsceno nos Emirados Árabes Unidos e pode levar o autor à prisão ou à deportação. O mesmo vale para fazer gestos obscenos.

França - Em muitas piscinas públicas francesas, homens só são admitidos se estiverem usando sunga. De shorts ou bermudas largas, não entram.

Grécia - O país tem leis bastante rigorosas em relação ao comportamento das pessoas em público. Mostrar as nádegas na rua, por exemplo, pode levar o turista a ser enquadrado por comportamento obsceno, com multa e prisão. Também na Grécia, saltos altos estão proibidos em sítios históricos, como a Acrópole, já que causam danos aos monumentos.

Japão - Remédios que contenham codeína - como inaladores e analgésicos - são proibidos no Japão. Os infratores podem ser presos e deportados.

Sri Lanka - No Sri Lanka, fazer mau uso da imagem de Buda é considerado uma ofensa séria. Há registros de turistas que foram deportados por terem tatuagens visíveis de Buda, como aconteceu com a britânica Naomi Coleman. Também deve-se evitar fazer fotos em frente a estátuas.

Tailândia - Cigarros eletrônicos são proibidos na Tailândia. Se você for flagrado, os aparelhos serão confiscados e o governo pode mandá-lo a julgamento. A pena de prisão chega a dez anos. O país também baniu os cigarros em 24 praias, entre elas Phuket, em uma tentativa de proteger o meio ambiente.

Turquia - Turistas precisam tomar muito cuidado ao lidar com os símbolos nacionais do país. Rasgar uma nota de Lira turca, por exemplo, é tratado como uma ofensa à nação. A pena para esse tipo de contravenção varia de seis meses a três anos de prisão.

Ucrânia - Fumar e beber em público? Nem pensar. Esse tipo de comportamento é proibido nos transportes, nos pontos de ônibus e até em praças e parques.


Veneza (Itália) - É uma cena para lá de comum, mas a prefeitura de Veneza multa quem alimenta os pombos. A iniciativa tem por objetivo diminuir a população de aves.

Virginia Beach (Virginia, Estados Unidos) - Outro lugar em que falar palavrões em público cria problemas. Desde os anos 1990, a cidade proíbe o linguajar chulo, em uma tentativa de tornar a área mais amigável para famílias.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia