Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Ponto Novo: Registro no Cadastro Único pode isentar estudantes de pagar taxa de inscrição no Enem 2018



 A Secretaria Municipal de Assistência Social informa que foi publicado no edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, que pessoas registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal interessadas em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio podem pedir isenção da taxa de inscrição.

De acordo com o Edital, lançado em 21 de março de 2018, a data para requerer a isenção é separada do período de inscrição para as provas. Assim, o estudante deve acessar o sistema de Solicitação de Isenção do Enem no período de 02 a 11 de abril para informar seus dados.

Podem solicitar isenção da taxa de inscrição qualquer cidadão que atender a um dos seguintes requisitos:

Estar cursando em 2018 a última série do ensino médio em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
Ter concluído o ensino médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017;
Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública ou ter sido bolsista integral na rede privada e ter renda familiar, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
Estar inscrito no Cadastro Único e ser membro de família de baixa renda, com renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Dentre as pessoas cadastradas, somente terão isenção do Enem, por meio dos dados do Cadastro Único, os participantes que tiverem renda familiar mensal per capita inferior ou igual a ½ salário mínimo, ou renda familiar total de até três salários mínimos. Candidatos fora desse perfil de renda ainda poderão ter a isenção aprovada, desde que cumpram os demais requisitos previstos no Edital.

Os interessados em solicitar a isenção por meio do Cadastro Único podem utilizar a ferramenta Consulta Cidadão em (http://www.mds.gov.br/consultacidadao) para obter o Número de Identificação Social (NIS), sem a necessidade de se dirigir a uma Unidade do Bolsa Família no município.

A aprovação da solicitação de isenção não significa que o participante esteja inscrito no Enem 2018. Após obter a isenção, é necessário ainda acessar o sistema de inscrição, na página http://enem.inep.gov.br/participante, conforme o seguinte cronograma:

Solicitação da Isenção: 02/04/2018 a 11/04/2018;
Justificativa de ausência – Enem 2017 – 02/04/2018 a 11/04/2018;
Período de Recursos: 23/04/2018 a 29/04/2018;
Inscrições: 07/05/2018 a 18/05/2018.
Mais informações podem ser obtidas no portal do Enem: https://enem.inep.gov.br/.



Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Ponto Novo - BA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia