Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Veículos baianos terão nova placa a partir do dia 17 de dezembro; entenda

Foto: Divulgação / Denatran

A Portaria nº 1273/18 do Departamento de Trânsito (Detran) exige que as estampadoras façam o credenciamento e estejam aptas a trabalhar com a placa Mercosul na Bahia. A implantação desse novo tipo de emplacamento deve entrar em vigor a partir do dia 17 de dezembro para carros zero quilômetro e nos casos de transferência de propriedade, de jurisdição e de município e alteração de categoria do veículo.

Atualmente, as placas respeitam o padrão três letras, quatro número, sigla do estado e nome da cidade   (AAA 0000). Nas placas Mercosul, que também é adotada por outros países que fazem parte do bloco econômico, serão quatro letras e três números que não seguirão uma ordem fixa - exceto pelo último caractere para não atrapalhar o esquema de rodízio municipal.

O modelo novo terá na parte superior da placa, em um fundo azul, terá o nome Brasil e a bandeira do país.  O estado vai ser identificado com um bandeira posicionada à direita das letras e números, com o brasão do município abaixo.  O fundo da placa será predominantemente branco. A variação será na cor da moldura e dos caracteres:  preto para carros particulares, vermelho para veículos comerciais e assim por diante.

Itens de segurança 

Para dificultar fraudes, as novas placas têm chip e QR Code. O modelo também terá marcas d’água com os nomes Brasil e Mercosul, além de uma tira holográfica no lado esquerdo.  No chip, vai ter nome do proprietário, modelo do veículo, ano de fabricação e número de chassi. O QR Code poderá ser lido via smartphone e serve para promover o rastreamento.

Prazo limite para implantação e preço

Carros já emplacados terão até o final de 2023. O objetivo da mudança é promover um sistema que integre de forma efetiva os países do Mercosul. De acordo com informações da assessoria do Detran Bahia, os preços não sofrerão alterações.  O valor médio atual é de R$ 195, preço de mercado. 

iBahia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia