Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Pesquisa indica que lama de barragem chegará ao São Francisco em 15 de fevereiro

Agência Brasil 


Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Nacional de Águas (ANA) apontaram que a lama de rejeitos de minério de ferro da barragem da Vale que rompeu em Brumadinho, Minas Gerais, chegará à hidrelétrica de Três Marias, no Rio São Francisco, a partir do dia 15 de fevereiro.

A previsão foi divulgada no primeiro boletim de monitoramento especial do Rio Paraopeba produzido pelo órgão. De acordo com o jornal O Globo, o Rio Paraopeba é um dos principais afluentes do Rio São Francisco. Os cálculos dos pesquisadores revelaram que a lama chegará à usina de Três Marias entre os dias 15 e 20 de fevereiro. A usina, controlada pela Cemig, é a primeira instalada ao longo do São Francisco.

Antes, o previsto é que a lama chegue na região de São José da Varginha na noite desta terça-feira (29). Posteriormente, os rejeitos passarão pela hidrelétrica de Retiro Baixo entre os dias 5 e 10 de fevereiro. A previsão do governo é que essa usina “amorteça” grande parte da lama de rejeitos que foi despejada no rio.

Conforme as informações da pesquisa do governo, a onda de lama percorre o local a uma velocidade de 1 quilômetro por hora. O boletim da CPRM é o primeiro documento do governo informando que a lama da barragem da Vale chegará ao Rio São Francisco.

Bahia Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia