Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Bancos abrem às 12h nesta quarta-feira (6)

Foto: Pilar Olivares 


Agência O Globo

Os bancos vão abrir a partir das 12h desta quarta-feira. A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, na noite de sexta-feira (1º), os efeitos da lei que determinava ser feriado bancário no Estado do Rio na Quarta-feira de Cinzas. A decisão atende a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin 6083) proposta pela Confederação Nacional das Instituições Financeiras e não é definitiva. O mérito da questão, porém, não será julgado antes do feriadão de carnaval. Por isso, é preciso se programar para pagar as contas.

Em todo o território nacional os bancos funcionam a partir das 12h da quarta-feira pós-carnaval. Em dezembro de 2018,  no entanto, foi aprovada uma lei, de autoria do deputado estadual André Ceciliano (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Rio, que determinava que a Quarta-feira de Cinzas fosse feriado no estado. E isso estava atrapalhando algumas transações financeiras no país.

Com a decisão de suspensão da lei pelo STF, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) recomendou a abertura e o funcionamento de todas as agências bancárias do estado a partir das 12h. Mas a entidade ressaltou que há a possibilidade de algumas agências não conseguirem fornecer todos os serviços na quarta-feira, principalmente os de transação em dinheiro.

Isso porque os  sistemas de abertura dos cofres das agências são automatizados, e algumas agências programaram a abertura apenas para o dia 7 de março, quinta-feira. Também há casos de agências que podem não conseguir mobilizar vigilantes para realizar esse tipo de operação.

A Febraban recomenda que a população utilize os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas que venceram dia 5 de março (feriado) ou que vencem em 6 de março. Além disso, o pagamento de tributos com código de barras pode ser agendado nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia