Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Ciclone se aproxima da Bahia, ganha velocidade e é reclassificado como tempestade tropical

Foto: Reprodução / Correio

O ciclone que se aproxima do litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo pode chegar à costa com ventos de até 61 km/h. Os efeitos da tempestade tropical podem ser sentidos até a próxima terça-feira (26).

Neste sábado (23), o ciclone ainda era uma depressão tropical. No entanto, os ventos ganharam velocidade e ele passou a ser classificado como tempestade tropical. Ela foi batizada de Iba, que significa “ruim” em tupi-guarani.

As informações foram divulgadas neste domingo em um aviso emitido pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe), em colaboração com o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

"São esperados ventos fortes nas proximidades do litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo, podendo atingir 87 km/h (47 nós) em alto-mar, no setor Leste do ciclone, e 61 km/h (33 nós) junto à costa, durante todo o período de atuação do ciclone", relata o texto.

Segundo os institutos meteorológicos, também há a expectativa de mar grosso a muito grosso, com alturas de ondas entre 3,0 e 5,0 metros em alto-mar. Além disso, existe a possibilidade de de ocorrência de ressaca atingindo a costa entre Vitória, no Espírito Santo, e Caravelas, na Bahia, com ondas de até 2,5 metros, até a noite de segunda (25).

Bahia Notícias 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia