Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Semana do MEI capacita mais de 600 empreendedores no Norte da Bahia


Planejar, traçar metas, controlar e organizar as finanças, dinamizar o atendimento e divulgar marca e produtos. Foi tudo isso que os empreendedores do norte da Bahia buscaram na décima edição da Semana do MEI, realizada pelo Sebrae em todo o país de 20 a 24 de maio.


Na Bahia, 99 municípios receberam capacitações gratuitas, com orientação presencial e conteúdos online nas áreas de marketing, inovação, vendas, finanças, gestão, empreendedorismo e acesso a crédito. No Norte do estado, as cidades de Juazeiro, Sobradinho, Paulo Afonso, Curaçá e Remanso ofereceram cerca de 20 palestras e oficinas para quem já tem uma empresa e quer melhorar o empreendimento e para os potenciais empreendedores que sonham em abrir o próprio negócio.


Em Juazeiro, atualmente o número de microempreendedores individuais chega a 6.388, que atuam principalmente em negócios nas áreas de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; cosméticos, beleza e estética, alimentação, obras de alvenaria e serviços delivery.

A educadora física Izete Lima participou de todas as capacitações realizadas em Juazeiro. A empreendedora possui um estúdio de pilates na cidade há seis anos e planeja aumentar os serviços e atuação da empresa na região. Formalizada como MEI desde 2014, ela sabe que buscar conhecimento é o caminho para quem deseja crescer.

“Eu tenho domínio dos serviços que ofereço no estúdio, mas precisava me capacitar na área de gestão empresarial e também organizar as finanças da empresa. Eu quero ampliar o meu negócio, fortalecer minha marca e as capacitações já me deram um norte para gerir melhor o meu negócio e buscar a expansão”, revelou.

Em Paulo Afonso, os microempreendedores individuais também aproveitaram a programação do evento. O Cristiano Sidney Bezerra trabalha na área de vendas e serviços, tem atuação nos setores de seguros, consócios e cosméticos. O empreendedor se inscreveu em todas as capacitações oferecidas no ponto de atendimento do Sebrae na cidade, mas destacou as oficinas SEI Empreender e Planejar.

“Vou começar a criar produtos, calcular e formar preços e não tinha noção sobre isso. As capacitações mostraram na prática como mensurar custos, planejar e traçar metas com prazos definidos e buscar sempre a inovação. Sinto-me mais confiante para empreender agora”.

De acordo com o gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, a Semana do MEI aqui na região foi bem intensa e com participação expressiva dos empreendedores, que aproveitaram a programação para se capacitar, pensar em novas ideias de negócios e aprender técnicas e estratégias para aplicar nos negócios ao longo do ano.

“Conseguimos levar conhecimento para 630 microempreendedores individuais. Tiveram também aqueles que vieram em busca de informação, se formalizaram ou aproveitaram para fazer a declaração anual, que é obrigatória para o MEI e que encerra o prazo na sexta-feira, dia 31. Estamos satisfeitos com a participação dos empreendedores em todas as cidades na nossa regional e a orientação é que eles levem as técnicas e ferramentas para dentro dos seus negócios e não parem de se capacitar”, concluiu.

Fotos: Marcos Santiago
Agência Sebrae de Notícias Bahia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia