Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Comercial Pé do Morro alerta sobre cuidados com a Encefalomielite Equina (Mal de Roda)


Está ocorrendo um surto da doença Encefalomielite Equina, já confirmada no estado do Ceará. É uma virose que ataca o sistema neurológico do animal levando a óbito.

Existe suspeita de ocorrências, ainda não confirmadas em laboratórios, de casos aqui na Bahia. Embora a Comercial Pé do Morro não comercialize as vacinas que previnem contra este mal, recomenda que os proprietários vacinem seus animais e repitam com um reforço 30 dias após a primeira doze. Num passado, não muito remoto, houve registros deste mal em Ponto Novo e Filadélfia, alguns criadores conhecem esta doença como "Mal de Roda".


A melhor forma de proteger os animais é a vacinação, pois dificilmente um animal contaminado irá sobreviver ou recuperar totalmente o seu desempenho. Além disso, a imunização é uma ferramenta estratégia importante para proteção da tropa, pois quanto maior o número de animais vacinados contra a encefalomielite equina, menor a circulação do vírus na propriedade.

Não há um tratamento específico para encefalomielite equina, os animais acometidos devem receber suporte com fluidoterapia e analgésicos, e os casos devem ser notificados para os órgãos sanitários da região.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia